Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Manual Psicopedagógico "Sandplay Caixa de Areia"  

Sandplay Caixa de Areia é um método, uma técnica projetiva,  criada por Carl Gustav Jung, e adaptado por Dora Kalf para crianças dentro do processo psicoterapêutico.  

É mais um recurso  para avaliarmos a criança, o jovem e o adulto de forma indireta, livre, lúdica e espontânea.



    O inconsciente se faz presente neste trabalho na Caixa     de Areia, trazendo conteúdos ainda desconhecidos e        não elaborados pelo paciente e ou  aprendiz.




Depois de muitos anos de atividade dentro da psicologia e psicopedagogia, resolvi escrever o livro  Manual psicopedagógico SANDPLAY Caixa de Areia, adaptando  para o trabalho realizado dentro da psicopedagogia  com o aprendiz.

Este trabalho foi todo fundamentado em cima de alguns teóricos que também utilizaram a Caixa de Areia como Margaret Lowenfeld, Dora Kalf, Jung.

O trabalho com o APRENDIZ,  foi feito de forma diferente, adaptado para o processo cognitivo (conhecimento)  realizado  pelos  psicopedagogos.

 Partindo do princípio, que direcionei esta atividade para área da psicopedagogia, utilizei como base os conceitos fundamentais dos teóricos da Educação, principalmente PIAGET. 

Também será utilizado os símbolos e os seus significados com a diferença que não serão interpretados para o aprendiz. 

O símbolo é uma experiência que emerge das profundezas do EU, está vivo dentro de cada um, participando ativamente das suas realizações. Ele caracteriza-se por certa relação com o desconhecido e orienta-se para conteúdos psíquicos, ainda ignorados, que estão no inconsciente. 

O trabalho realizado na Caixa de Areia pelo aprendiz,  faz uso de diferentes miniaturas (símbolos)  que ele vai utilizar para construir sua história.

 É um recurso que possibilita reconhecer como o aprendiz constrói conhecimento. Serve para entender e investigar o nível de desenvolvimento do pensamento cognitivo e em que fase do desenvolvimento mental ele se encontra.


    


                                   Clélia Marilia Heusser Azeredo
                                            Psicóloga Junguiana & Psicopedagoga
                                                   CRP 11.474 - ABPp - 13503 



    


 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores