Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

SANDPLAY CAIXA DE AREIA realizado com a criança. 

Quando a criança centra sua atenção para a Caixa de Areia, e sente-se inteira e participativa, está contextualizando seu universo. O brincar faz parte da essência de toda criança. É brincando que consegue construir, organizar e direcionar uma ideia, um pensamento. Ela está estabelecendo bases para um desenvolvimento bio-psico-social adequado. Esse é um dos momentos que a criança consegue integrar de forma harmoniosa todas as suas funções: sensação/sentimento/intuição e pensamento, indo além da aprendizagem cognitiva do conhecimento, é o despertar da consciência do SER.

A Psicopedagogia aborda varias e diferentes teorias que procuram explicar e trabalhar o desenvolvimento do indivíduo, tais como: Psicologia, Neurologia, Fonoaudiologia, Psicomotricidade...  Buscando integrar no seu trabalho diferentes aspectos que possam ajudar o APRENDIZ desenvolver-se adequadamente.

A principal função do psicopedagogo é ajudar o aprendiz a construir, ajustar e se necessário refazer e resinificar seu processo construtivo da aprendizagem. Em busca desta eficiência de trabalho, ele faz uso de vários e diferentes recursos que integra com o seu jeito de visualizar e interpretar conhecimento. 

Pensando deste jeito podemos entender a importância do trabalho na Caixa de Areia, onde o aprendiz vai poder vivenciar suas ideias, sentimentos e sensações no contexto da caixa sentindo-se protegido.

Na Caixa de Areia, no processo Sandplay eu percebo que a criança adora participar da atividade, tem muita facilidade de expor seus sentimentos e sensações construindo aquilo que é solicitado, sente -se muito bem e à vontade em criar uma história, contar um fato, montar uma ideia. Esse registro que a criança constrói na Caixa de Areia, demonstra como pensa, sente, seus valores e conceitos.

A partir do trabalho em Sandplay, podemos de alguma forma ajudar a criança se organizar internamente, avaliar o que está acontecendo com o seu emocional e perceber como ele interfere no cognitivo.

Podemos também trabalhar com a Caixa de Areia no processo de intervenção, ajudando a criança se auto perceber, se organizar e reorganizar suas ideias e pensamentos.

A CAIXA DE AREIA – O PROCESSO SANDPLAY é uma forma lúdica e espontânea de trabalhar tudo aquilo que não está bom, seu emocional, seu cognitivo sem que o aprendiz ou paciente se sinta constrangido, ajuda-o resinificar conceitos e valores. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores