Dentro dos conceitos
de distúrbios de aprendizagem, encontramos a “síndrome de asperge”, crianças
que apresentam sintomas leves de espectro autista.
Normalmente estas crianças conseguem conviver
socialmente, se forem bem direcionadas, podem apresentar excelente um
progresso, não significa que vão deixar de apresentar a síndrome, mas vão
evoluir bem, aprendendo conviver socialmente. Em muitos casos observamos que muitas destas crianças possuem uma inteligência bem desenvolvida e direcionada para determinados assuntos, assuntos específicos como, por exemplo, matemática, musica, desenho, informática...
Neste caso os pais destas crianças precisam ficar atentos para detectar que tipo de inteligência ( talento ) seu filho tem, podendo assim ajudá-los aprimorar seu talento.
Características comportamentais destas crianças que apresentam autismo leve:
- Distúrbio de interação social - (dificuldade de relacionamento com os colegas);
- Falta de comunicação; (linguagem restrita)
- Falta de interesse; (não se envolve com as novidades, raramente)
- Falta de reciprocidade emocional;
- Restrito nas brincadeiras de faz de conta; (pensamento mais voltado para o concreto).
Uma
coisa que considero importante os pais saberem é:
1.
Saber
respeitar a rotina, porque a criança que apresenta a síndrome de asperge, que é
um autista em grau de desempenho leve, não tolera mudanças, mesmo porque não
sabe lidar com o novo, o desconhecido.
2.
Evitar
ter moveis desnecessários para assim protegê-los de acidentes.
3.
Desenvolver
bons hábitos de sono, manter horários, respeitando a hora de dormir, com luzes
menos intensas e refeições leves antes de dormir.
4.
Devem
sempre que possível evitar levar a criança em lugares muito movimentados,
cheios de interferências e barulhos, como por exemplo shopping, supermercados, que
são locais de muitos estímulos diferentes que incomodam como : Auto falantes,
musicas altas, barulhos diferentes, muitas pessoas circulando tudo ao mesmo
tempo.
As
crianças que apresentam esta síndrome são crianças inteligentes, mas, muito
sensíveis a mudanças inesperadas. Suas percepções sensoriais estão
desorganizadas, consequentemente, sua reação é diferente de uma criança considerada
dentro dos padrões da normalidade.
Podemos
também verificar que o seu vocabulário é direcionado para o concreto, não
consegue trabalhar no mundo das ideias, da fantasia. Tem muita dificuldade para
questões abstratas.
Ela normalmente se orienta muito pela visão,
por isso é importante entender que se queremos ajudá-la devemos desenhar ou lhe
mostrar figuras de determinadas coisas que vão ou podem acontecer, como por
exemplo, se você quiser mudar de uma sala para outra e a criança desconhecer
o espaço, identificar por cores diferentes, e quando quiser que ela vá para a
outra sala mostrar-lhe a cor da sala. Visualmente fica mais fácil, mesmo porque
ela não trabalha no abstrato mas no concreto.
OU:
Outro exemplo é ser bem objetivo na
comunicação com a criança. Tire a roupa e vamos para o banheiro tomar banho e
não ( você precisa ficar limpinho então precisa tomar banho que teremos visita)
é muita coisa para ela absorver, seu pensamento não absorve.
Para as famílias as vezes fica muito difícil entender e aceitar que a criança não é conceituada dentro dos padrões da normalidade, que ela apresenta uma síndrome, que ela é diferente das outras crianças.
Isso traz as vezes consequências desastrosas, quando a família não aceita este tipo de comportamento. Por isso é importante que todos entendam, que a aceitação é difícil mas não impossível quando você entende e reconhece as características do autismo, aprende a lidar com o preconceito, não tem medo de enfrentar o futuro, nem tem receios em cuidar do filho.
Quando existe o entendimento, existe aceitação, consequentemente acontece a transformação do sentimento, do comportamento. Seu filho é importante e precisa da ajuda de todos.
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