Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Inteligências múltiplas – hoje em dia já entendemos que inteligência não significa só conhecimento intelectual, os estudos foram ampliados e podemos perceber que existem vários e diferentes tipos de inteligência. Por isso dizer que a criança é burra porque não aprende, tem dificuldade escolar, está totalmente errado. Primeiro não devemos rotular as crianças, cada um tem suas qualidades e defeitos. Somos todos diferentes, isto não significa que somos mais ou menos inteligentes, que somos ignorantes. Apenas que não temos aptidão para. Segundo O psicólogo americano Howard Gardner no seu livro inteligências múltiplas, existem 9 tipos de inteligências, que posso classificar como racionais e irracionais, sendo que racionais envolvem a lógica e irracionais envolvem a percepção, observação, intuição. 1. Inteligência lógico-matemática; 2. Inteligência linguística; 3. Inteligência visual espacial; 4. Inteligência corporal cinestésica; 5. Inteligência musical; 6. Inteligência interpessoal; 7. Inteligência intrapessoal; 8. Inteligência naturalista; 9. Inteligência existencial. Além dessas eu acrescentaria a inteligência emocional, que para mim é bem relevante no sentido que nos ajuda na relação com o outro, com a sociedade de uma forma geral. Não significa só se auto conhecer, mas saber lidar com o próximo, com o espaço, com os objetos, com o social de uma forma geral. Por isso é muito importante pais e professores entenderem que cada criança tem uma caracteristica de personalidade especial, segundo seus critérios e DNA. Não somos todos iguais. Umas são mais observadoras e perceptivas, outras usam a lógica com maestria, enquanto outras são mais intuitivas, e sensitivas. Sendo que muitos são do tipo sensação, aquelas que observam os detalhes, gravam mais aquilo que observaram e perceberam. Segundo Jung tempos funções diferentes que nos direcionam como agir. Podemos ser Pensamento X Sentimento, Sensação X intuição, isto também fica a critério de sermos introvertidos ou extrovertidos. Todas estas caracteristicas nos diferenciam uns dos outros. Por isso não devemos ROTULAR NINGUÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores