Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 11 de maio de 2014


Ø Psicologia
                     
O que é Psicoterapia
      “Todos precisamos do outro para tomarmos consciência de nós mesmos”
                                               C.G.Jung.
 
Nós não somos seres isolados, precisamos do outro para viver e sobreviver. Na sua experiência profissional, Jung aprendeu que as ideias valem pelo que permitem vivenciar e que o homem só se trata, tornando–se consciente. 
 
É pela dor e sofrimento que o homem entra em contato com o seu “EU” interior e se abre à consciência, procurando sentidos e significados, particularidade das origens individuais.
 
O processo terapêutico é um confronto do homem com o inconsciente. Tratamento da Psique (alma) que Jung se refere como alguma coisa diferente de uma prática religiosa. É um trabalho de desenvolvimento individual. É a busca do equilíbrio e do todo.
 
Todo trabalho Junguiano é fundamentado em conteúdos conscientes e inconscientes, em conteúdos arquetípicos e coletivos vivos do próprio indivíduo, que são ativados mais facilmente quando o paciente faz o seu trabalho terapêutico. A função do piscoterapeuta não é simplesmente ser agente do tratamento, mas um participante associado no trabalho.
 
Segundo a minha experiência profissional, ainda hoje em dia, em pleno século XXI quando a ciência está em grande desenvolvimento, falar de psicoterapia para algumas pessoas significa ainda falar que ela está “Louca” não está bem da cabeça.
 
 Loucura é algo que as pessoas temem e fogem, mesmo assim é um termo muito comum e utilizado, constantemente escutamos: não faça assim... Que você vai me deixar louca (o), ou estou ficando louco com tanto trabalho... “vou Pirar”.
 
Ainda é tabu trabalhar o inconsciente. Não deveria, porque somos uma unidade, a nossa saúde precisa ser cuidada. Quando falo de saúde física, falo também de saúde mental. Se não estamos bem emocionalmente, interferimos de forma agressiva no físico, criamos doenças e sintomas que nos fazem sofrer e que poderiam ser evitadas se as pessoas não tivessem tanta resistência.
 
Ser feliz, é ser inteiro nas suas realizações
 
 
Clelia Marilia - Psicóloga e Psicopedagoga


 
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores