Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 11 de maio de 2014


Ø Educação
 


1.    Educação Infantil
 
Muitos pais estão perdidos no que diz respeito à educação, novos conceitos e valores, tudo parece ser muito diferente da época dos seus pais.
 
O mundo está mais moderno, sua tecnologia está diferente e mais sofisticada, a sociedade mais agressiva, as crianças mais antenadas e o jovens mais independentes.
Tudo é consequência de grandes transformações e mudanças rápidas. Mesmo assim eu acredito que o conceito de educar continua o mesmo.
 
Educar para mim significa “Cuidar”, palavra pequena que parece simples, cuidar significa cogitar, pensar, meditar, refletir, dar se por, é uma palavra que possui um significado muito maior,
 
        “REPRESENTA DOAÇÃO”
 
Entendo “educação” no sentido mais amplo, não simplesmente na falta de, mas, na estrutura, na base. Educação como interação, como relacionamentos, como participação, como cultura, como desenvolvimento do espírito e da alma.
 
Educar consiste em desvendar os mistérios da vida, passo a passo, do nascimento até a idade adulta, percorrendo etapas importantes e decisivas do desenvolvimento da criança e do adolescente.
 
Conhecer as crianças e o seu mundo é fundamental para melhorar a educação do futuro. Não basta só conhecer, é importante e necessário um investimento pessoal, é necessário acreditar no potencial de cada um, é importante investir nos valores.
 
 O “Respeito” a meu ver é o mais importante dos valores, representa a hierarquia da sociedade, onde ele impera existe bons relacionamentos.
 
 Existe AMOR, carinho, atenção, dedicação, paciência, atitudes que colaboram para o bom desenvolvimento psicossocial da criança e do jovem.
 
Educar não é uma tarefa fácil, é necessário muito empenho e vontade, principalmente muita perseverança, desta forma conseguiremos educar melhor a sociedade do futuro.
 
As crianças precisam sentir-se protegidas na sua integridade, perceberem que são amadas e respeitadas.
 
Precisam acreditar que existe um futuro melhor, que tudo que fizerem no momento vai refletir lá na frente como algo positivo e verdadeiro, que possam caminhar com segurança.          


O comportamento do aluno é muito importante para o seu bom desempenho escolar, portanto precisamos estar sempre atentos aos sinais que a criança e o adolescente demonstram.  
 
 
 


Clélia Marilia - Psicóloga e Psicopedagoga

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores