·
O Psicólogo tem o seu
trabalho voltado para os fenômenos
psíquicos do comportamento levando em consideração fatores afetivos emocionais,
socioculturais.
·
O psicopedagogo tem seu trabalho totalmente voltado para o processo de
aprendizagem “cognitivo”, fazendo uso de técnicas e procedimentos específicos
da psicopedagogia, sempre levando em consideração os fatores sociais e
emocionais que envolvem a pessoa.
·
O
Psicomotricista tem o
seu trabalho voltado para o sistema motor, da percepção,
dos movimentos, da coordenação motora e global de cada um.
·
O
reforço escolar entra neste trabalho
em conjunto com toda esta dinâmica, quando tudo está sendo
trabalhado mas, existe uma necessidade premente
de resultados cognitivos mais específicos (matemática, biologia, inglês,
português...) direcionados para produção escolar.
No processo do desenvolvimento
da criança todos estes fatores precisam estar alinhados para que o seu
desenvolvimento afetivo emocional, sócio cultural, cognitivo e motor estejam em
pleno funcionamento.
Não dá para separar um do
outro, a criança é uma unidade, se algo não está bem e a engrenagem em
desarmonia, o processo empaca. Esta
separação que normalmente acontece é didática e comportamental, para podermos entender e trabalhar melhor, minuciosamente o funcionamento do SER HUMANO.
O
comportamento da criança é muito importante para o seu bom desempenho escolar e
desenvolvimento, portanto precisamos estar sempre atentos aos sinais que a
criança e o adolescente demonstram. Todo esse trabalho pode ser feito
separadamente ou de forma conjunta, mas, para a criança ter seu pleno
desenvolvimento é necessário que tudo esteja integrado e funcionando
adequadamente em pleno vapor.
Clélia
Marília – Psicóloga clinica -Psicoterapeuta Junguiana e Psicopedagoga.
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