Nós educadores antes de ensinarmos devemos estar atentos ao SER em desenvolvimento. O bom professor é aquele que respeita o ritmo do seu aluno, o pai construtivo é aquele que lembra antes de qualquer atitude, a fase em que seu filho encontra, entende e aceita suas limitações momentâneas, não pula etapas, não exige o que a criança ainda não está em condições de fazer, NÃO EXIGE MAIS DO QUE ELA POSSA DAR. Não devemos esquecer que somos semelhantes e não iguais cada um tem a sua individualidade que os torna UNICO.
O desenvolvimento e as mudanças comportamentais são cíclicos,
elas ocorrem durante todo processo de vida. A evolução humana não é um processo
de subtração e sim de somatória. (exemplo: quando somos adultos ainda
conservamos em nosso interior a nossa criança e o nosso adolescente). Tem
momentos que precisamos resgatá-los.
Existem determinados comportamentos que são predominantes em
algumas fases do desenvolvimento do ser humano.
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Ciúmes/medos – São mais intensos entre os 3 / 4
anos, é nesta fase que a criança começa tomar consciência da possibilidade da
perda.
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Curiosidade sexual – Se inicia por volta dos 4
anos, fica mais acentuada por volta dos 6 / 7 anos, os interesses com relação
ao sexo estende-se a muitas áreas novas e variadas.
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Capacidade motora – A criança começa adquirir
MAIOR CAPACIDADE motora por volta dos 4
anos e seu domínio é completo aos 9 anos ( domínio da velocidade)
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Relacionamentos – no início a criança é muito
egocêntrica, a partir dos 5 anos começa a perceber e interessar-se mais pelo
outro, mas é entre 7 / 8 anos que vai encontrar “seu melhor amigo” e fazer mais
amizades.
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Consciência da mudança e medos decorrentes –
PUBERDADE é a fase que as mudanças são mais marcantes e por não terem o domínio
sobre as mudanças é que surge os medos.
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Sexualidade / gravidez / drogas – Os sentimentos
e as sensações são mais fortes e intensas no período da puberdade, as mudanças
são mais evidentes e a responsabilidade sobre as suas atitudes é maior. A falta
de estrutura, de apoio, de orientação gera insegurança, medos que podem levar o
jovem a uma alienação (fuga/drogas).
·
Segundo parto – É uma fase que ocorre por volta
dos 13 / 14 anos, o jovem começa a se interessar por assuntos diferentes do
esperado pelos pais ( estudo, responsabilidade, organização...) é a fase
considerada como nascimento da identidade pessoal dos jovens (valores) seus interesses estão mais voltados para aquilo que acreditam
estar certos ( família/mundo).
cmha / fevereiro 2014
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