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Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Descobrindo seu filho

                                    Nós educadores antes de ensinarmos devemos estar atentos ao SER em desenvolvimento. O bom professor é aquele que respeita o ritmo do seu aluno, o pai construtivo é aquele que lembra antes de qualquer atitude, a fase em que seu filho encontra, entende e aceita suas limitações momentâneas, não pula etapas, não exige o que a criança ainda não está em condições de fazer,        NÃO EXIGE MAIS DO QUE ELA POSSA DAR.   Não devemos esquecer que somos semelhantes e não iguais cada um tem a sua individualidade que os torna UNICO.
                                     O desenvolvimento e as mudanças comportamentais são cíclicos, elas ocorrem durante todo processo de vida. A evolução humana não é um processo de subtração e sim de somatória. (exemplo: quando somos adultos ainda conservamos em nosso interior a nossa criança e o nosso adolescente). Tem momentos que precisamos resgatá-los.
                                   Existem determinados comportamentos que são predominantes em algumas fases do desenvolvimento do ser humano.
 
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·         Ciúmes/medos – São mais intensos entre os 3 / 4 anos, é nesta fase que a criança começa tomar consciência da possibilidade da perda.

·         Curiosidade sexual – Se inicia por volta dos 4 anos, fica mais acentuada por volta dos 6 / 7 anos, os interesses com relação ao sexo estende-se a muitas áreas novas e variadas.

·         Capacidade motora – A criança começa adquirir MAIOR CAPACIDADE  motora por volta dos 4 anos e seu domínio é completo aos 9 anos ( domínio da velocidade)

·         Relacionamentos – no início a criança é muito egocêntrica, a partir dos 5 anos começa a perceber e interessar-se mais pelo outro, mas é entre 7 / 8 anos que vai encontrar “seu melhor amigo” e fazer mais amizades.

·         Consciência da mudança e medos decorrentes – PUBERDADE é a fase que as mudanças são mais marcantes e por não terem o domínio sobre as mudanças é que surge os medos.

·         Sexualidade / gravidez / drogas – Os sentimentos e as sensações são mais fortes e intensas no período da puberdade, as mudanças são mais evidentes e a responsabilidade sobre as suas atitudes é maior. A falta de estrutura, de apoio, de orientação gera insegurança, medos que podem levar o jovem a uma alienação (fuga/drogas).

·         Segundo parto – É uma fase que ocorre por volta dos 13 / 14 anos, o jovem começa a se interessar por assuntos diferentes do esperado pelos pais ( estudo, responsabilidade, organização...) é a fase considerada como nascimento da identidade pessoal  dos jovens (valores) seus interesses  estão mais voltados para aquilo que acreditam estar certos ( família/mundo).
cmha / fevereiro 2014
 

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