Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


COMPREENDENDO AS EMOÇÕES E SUAS INTERFERÊNCIAS NO COMPORTAMENTO.

Os sentimentos são fáceis de serem identificados, principalmente aqueles que nos incomodam.

 Tudo que é fácil passa despercebido, é como se fosse natural e esperado, não existe a necessidade de identificá-los, de saber por que estão presentes em nossa vida, apenas estão,  mas o SENTIMENTO QUE INCOMODA mexe com as emoções de um jeito intenso,  altera comportamentos, mexe com sua autoestima, com seu EU interior, são emoções onde o estrago é maior. Esses são os sentimentos classificados como negativos, tais como: ciúmes, inveja, raiva, sentimento de culpa, medo, ódio...

Quando eles aparecem na vida das pessoas é porque algo não está bem, você está com sua imunidade emocional frágil. Os sentimentos negativos monopolizam suas ações e as direcionam para uma atitude que vai interferir no resultado esperado.  Um exemplo:  a cólera pode variar da leve irritação à fúria violenta... Quanto maior a intensidade do sentimento, maior a possibilidade que você seja dominado e controlado pela emoção sem a possibilidade de usar o bom senso. Isto também pode acontecer com os sentimentos considerados positivos, como amor, alegria...  A ALEGRIA  pode variar de uma suave satisfação a uma exaltação empolgante, não é porque é um sentimento positivo que ele não pode e deva ser avaliado, tudo que é exagerado não faz bem, não é saudável e interfere de forma negativa no comportamento das pessoas, você pode  ser avaliado e passar por ridículo.

Em se tratando de sentimentos tudo precisa ser levado em consideração, se pararmos para pensar os sentimentos é que determinam quem você é e o que pretende ser. As emoções quando não são adequadas mexem com as suas ações e reações. A personalidade é resultado do que você sente e percebe, é determinada por todas as influências – físicas fisiológicas e sociais que atuam em nós.
Tem momentos que não conseguimos entender e controlar os sentimentos, por isso  temos que de algum jeito nos livrar  destes sentimentos que nos incomodam, o individuo não consegue conviver com  as sensações que o machucam. O melhor jeito de trabalhar estes sentimentos ( os negativos)  é primeiro identificá-los, entender o porquê estão presentes, só assim conseguirá descobrir a melhor forma de amenizá-los.
 
Cmha / fevereiro 2014

 

   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores