Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 30 de maio de 2017

TODA CRIANÇA NASCE COM POTENCIAL, SÓ É PRECISO QUE ALGUÉM ORIENTE E ESTIMULE DE FORMA ADEQUADA. ISSO FAZ PARTE DAS OBRIGAÇÕES DOS PAIS E EDUCADORES.

Ter consciência da importância de uma nova vida, é fundamental para a condução de conceitos e valores no processo da aprendizagem.
Observo que, muitas vezes pais e educadores, agem de maneira inadequada quando ESTIMULAM a criança falar e fazer coisas que não deveriam quando ainda são bem pequenas.
Acham graça no jeito da criança se comportar, estimulam o comportamento.
Depois quando a criança cresce e já inseriu este comportamento no seu dia a dia, recriminam, repreendem dizendo para ela que é feio, que ela já é grande e não deve agir desta forma.
Se pararmos para pensar, este tipo de situação dá um nó na cabeça da criança. Por que antes NÃO ERA FEIO, achavam engraçado e agora proíbem ?
PRIMEIRO ESTIMULAM E DEPOIS RECRIMINAM?
Tudo é uma questão de lógica.
É o mesmo que dar e depois tirar. O registro da criança fica confuso e inadequado. Ela não entende, não tem ainda a capacidade de lógica inserida ainda no seu esquema cognitivo, para decifrar conceitos e informações sociais. Se estes não forem bem instalados desde o primeiro momento de vida, a criança não vai entender o CERTO/ERRADO, O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FAZER.
Não dá para entender o que precisam registrar como certo, uma hora pode outra não?
Por isso é muito importante pais e educadores, terem como critérios e passarem para as crianças desde o princípio o que acreditam como CERTO. Quanto mais verdadeiros e sinceros, mais fidedigna fica a educação. A criança neste primeiro setênio, TEM A SUA PERCEPÇÃO mais atrelada a INTUIÇÃO, tudo é muito concreto, pau é pau, pedra é pedra.
A LÓGICA começa ser desenvolvida a partir do segundo setênio, quando ela vai conseguir elaborar as informações de uma forma mais ampla.
Pense nisso antes de estimular conceitos e comportamentos que depois vão atrapalhar do desenvolvimento cognitivo da criança.

Clélia Marília Heusser Azerredo
Psicóloga & Psicopedagoga
CRP 11.474 - ABPp 13.503
 

contato (11) 999559.9266

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores