A criança que não consegue aprender e apreender, apresenta
interferências no processo de aprendizagem, essas interferências podem ser
físicas ou emocionais.
Distúrbios
Físicos estão relacionados com alterações orgânicas ou neurológicas.
Distúrbios
emocionais estão associados as interferências afetivas comportamentais.
Toda criança nasce apta para aprender, tem condições de..., mas, se
alguma coisa não está bem, tanto físico como emocional, não vai conseguir
acompanhar adequadamente e sua aprendizagem fica prejudicada.
Quando
a criança apresenta alguma dificuldade escolar cognitiva, seu emocional fica
abalado. Ela acredita que não sabe nada, porque não consegue acompanhar como o
amiguinho, acha que ele é mais inteligente, então se acha burra, começa
desencadear um sentimento de baixa autoestima, o outro sempre é melhor e ela
nunca vai conseguir. Fica triste e dispersa, perde o foco e não consegue
registrar adequadamente o que a professora está ensinando.
Uma
coisa interfere na outra.
Neste
momento é importante que tanto os pais e educadores, estejam alertas a todas
estas interferências, antes de criticar e achar que seu filho ou aluno é
preguiçoso, distraído, não tem vontade de aprender, é infantil, imaturo... etc
Tenha
um olhar diferente e compreensivo. Procure observar com muito carinho o que
está acontecendo. Faça o possível para ajudar. Ele(a) é uma criança, precisa de
você.
Sempre que perceber que seu filho, ou seu aprendiz não consegue acompanhar as atividades por estar distante, disperso, no mundo da lua, procure ajuda. Não deixe para depois o que você pode fazer agora.
Clélia Marília Heusser Azeredo
Psicóloga & Psicopedagoga
CRP. 11.474 - ABPp 13.503
contato (11) 99559.9266
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.