Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

 
 
Jean Piaget
 
Acho Jean Piaget um dos mais importantes teóricos da educação. Depois de estudar e entender como pensava e como fundamentou sua teoria, percebi a importância dos seus estudos na relação do trabalho com a caixa de areia.

Então resolvi divulgar uma breve  biografia. Acho fundamental conhecer a sua vida, como estabeleceu os conceitos básicos da sua teoria,  para poder desenvolver e compreender como podemos associar a teoria com o trabalho na caixa de areia.

  CASA ONDE NASCEU JEAN PIAGET


Histórico – ( biografia resumida)

Nasceu em 09/08/1896 e faleceu 16/09/1980 viveu 84 anos dedicados à cultura e a pesquisas.
 
Sua cidade natal era Neuchâtel, na Suiça. Seu pai Arthur Jean Piaget era professor universitário de Literatura medieval na universidade de Neuchâtel. Era muito interessado por mecânica, fósseis e zoologia.
 
Piaget foi um menino considerado prodígio, tinha muita afinidade com a história natural. Aos 11 anos publicou um estudo sobre a observação que fez de um pardal albino, foi quando deu início a sua brilhante a carreira cientifica.

 

ESCOLA ONDE JEAN PIAGET SE FORMOU

Em 1918 - Formou-se em Biologia. Especializou-se em Psicologia Evolutiva, em epistemologia genética e em educação, quando desenvolveu uma nova teoria para época. “Teoria do conhecimento” – Estudo do desenvolvimento do processo da inteligência. Ele queria compreender como o homem aprende e evolui.  

Em Zurique trabalhou como Psicólogo, foi aluno de Jung. Piaget começou a combinar a Psicologia Experimental (estudo formal e sistemático) com métodos informais de psicologia, entrevistas, conversas e analise dos pacientes.

Em 1921 começou seu trabalho observando as crianças em suas brincadeiras, registrando de forma meticulosa o comportamento das crianças, suas ações e atitudes, queria identificar como acontecia o processo do raciocínio (cognição/inteligência) nas crianças, que ele entendia e percebia como diferente dos adultos. 

Foi a partir deste ano que começou os estudos sobre a mente humana, e o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Revolucionou os estudos sobre educação com a sua nova teoria sobre o desenvolvimento cognitivo (inteligência).

Em 1923 casou-se com Valentine Châtena, colega de curso, que também o auxiliava em suas pesquisas e interesses. Casou-se em 1923.

 Em 1925 nasceu sua primeira filha Jaqueline, foi a oportunidade que teve em conviver mais diretamente com crianças, observar seu desenvolvimento bem de perto, observar como a criança aprendia e desenvolvia seu pensamento (inteligência/conhecimento/ cognição). Sua esposa também o ajudou nas pesquisas e observações.

Para Piaget a inteligência é adaptação, o seu desenvolvimento está voltado para o equilíbrio. Ele percebeu que as experiências da criança estão voltadas para a ação em contato com o objeto, na primeira fase do desenvolvimento que ia do nascimento até mais ou menos 2 anos. Considerou esta fase como sensorial.

A criança é muito mais sensorial direcionada para o concreto. Tudo precisa ser palpável e visual.  Ela aprende à medida que o conhecimento interage de forma concreta possibilitando conectar os acontecimentos pelo tato, visão, audição para só depois absorver o conceito e os valores dentro do seu EU.

Sua principal contribuição foi na área de EDUCAÇÃO, criou uma nova metodologia para época, onde o seu principal referencial era o desenvolvimento da criança.

Fundamentado em suas pesquisas e observações ele disse: as crianças possuem uma forma diferente de pensar, uma maneira própria, diferente dos adultos.

Essa forma de pensar era muito revolucionária para época, pois os educadores acreditavam que a inteligência das crianças era vazia e que à medida que aprendia ia absorvendo o conhecimento.

Fundamentado nas suas pesquisas e observações, criou a teoria do conhecimento. Teve uma vida dedicada ao estudo do entendimento de como o conhecimento (inteligência) se desenvolve nas crianças- seu maior objetivo era entender como o conhecimento evolui.

Piaget entendia que as crianças são as próprias construtoras do conhecimento. Ele observou e percebeu que o conhecimento evolui gradativamente, em cada estágio da sua vida a criança processa uma forma especifica de conhecimento / raciocínio.

Partindo das suas observações dividiu a aprendizagem em quatro estágios (períodos). Sensório motor de 0 à 18 meses (2 anos) / Pré-operatório de  18 meses (2 anos) até 07/08 anos / Operatório concreto de 07/08 anos até 12 anos / Operatório formal de 12 anos até 15 anos, quando a criança passa para a  fase da adolescência rumo ao pensamento cognitivo adulto.


CMHA/JULHO 2015

 


 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores