FALANDO UM POUCO SOBRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM
A aprendizagem é primeira e principal motivação do ser humano para o seu desenvolvimento bio- psico- social . Desde que nasce o homem é curioso, quer ver e conhecer coisas novas e diferentes, nunca está satisfeito. Precisa da novidade, quer aprender, conhecer, basta olharmos a criança, mesmo no berço nos seus primeiros meses de vida ela fica investigando suas mãos, seus pés, gosta de pegar objetos e coloca-los na boca para sentir o objeto e perceber o objeto, nesta fase ela é mais sensorial do intelectiva.
Dentro do conceito da Neurociência, o hipocampo funciona como detector de novidades. Ele absorve o novo e incorpora ao conhecido, é a área responsável pela memória. Ele tem um papel importante no processo da aprendizagem e localiza-se na parte inferior interna do lobo temporal.
O cérebro tem um papel fundamental neste processo, os neurotransmissores estimulam as células e fazem com que o homem armazene conhecimentos. Não podemos esquecer que o cérebro é divido ao meio de forma harmoniosa , o hemisfério direito tem uma função e o hemisfério esquerdo outra, juntos constituem o funcionamento cerebral.
O hemisfério direito é responsável pela percepção, intuição, atividades espaciais, artísticas, musicais e criatividade, também é responsável pelas emoções vividas pelo sujeito, enquanto que o esquerdo é responsável pela parte analítica e racional do individuo.
O conceito de inteligência é muito diversificado, existe várias e diferentes interpretações, mas o mais conhecido está relacionado com a capacidade de aprender. Uma das teorias enfatiza um ajustamento ou uma adaptação do individuo ao meio que está inserido.
O que mais chama atenção é a diversidade de atitudes que o homem desenvolve durante a vida, ele se ajusta, se adapta, transforma, recicla e modifica comportamentos. Sua inteligência está diretamente interligada com as sua emoções; é a comunicação estre os dois hemisférios, que podem ser positivas ou negativas. Fica sempre mais fácil aprender quando a criança possui uma autoestima ajustada, sente-se integrante e segura do processo, chega até mesmo interferir no mesmo. Enquanto a criança que tem baixa auto estima fica muitas vezes impossibilitada de agir e modificar o que não está bom, isto mostra como as emoções são importantes no processo da aprendizagem. porque: a criança entende que não consegue modificar nem interagir com os novos conhecimentos.
Podemos falar muito sobre o processo da aprendizagem se olharmos de pontos diferentes, as interpretações são múltiplas, mas nesse momento quero que os Pais, Professores, Amigos entendam que a criança quando não consegue aprender existe alguma coisa impossibilitando a ação, não é porque ela é manhosa, preguiçosa, distraída, desinteressada. Tudo tem haver com o bom funcionamento do processo cerebral e da boa inter- relação entre os hemisférios cerebrais, fora os conceitos e valores adquiridos durante sua vida.
Clélia Marilia - Psicóloga e Psicopedagoga.
Junho de 2014
Esse modelo de esquema demonstra como funciona a aprendizagem. O processo cognitivo, interpessoal e intrapessoal estão interligados e um interfere no outro quanto a aprendizagem. Esse esquema eu encontrei na internet, achei pertinente porquê representa muito bem o que entendo como aprendizagem. Apropriei a ideia para melhor esclarecer o que tinha em mente
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