Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 23 de junho de 2014



                                      
FALANDO UM POUCO SOBRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem é  primeira e  principal motivação do ser humano para o seu desenvolvimento bio- psico- social . Desde que nasce o homem  é curioso, quer  ver e conhecer coisas novas e diferentes, nunca está satisfeito. Precisa da novidade, quer aprender, conhecer, basta olharmos a criança, mesmo no berço nos seus primeiros meses de vida ela fica investigando suas mãos, seus pés, gosta de pegar objetos e coloca-los na boca para sentir o objeto e perceber o objeto, nesta fase ela é mais sensorial do intelectiva. 

Dentro do conceito da Neurociência, o hipocampo funciona como detector de novidades. Ele absorve o novo e incorpora ao conhecido, é a área responsável pela memória. Ele tem um papel importante no processo da aprendizagem e localiza-se na parte inferior interna do lobo temporal.

O cérebro tem um papel fundamental neste processo, os neurotransmissores estimulam as células e fazem com que o homem  armazene conhecimentos. Não podemos esquecer que o cérebro é divido ao meio de forma harmoniosa , o hemisfério direito tem uma função e o hemisfério esquerdo outra,  juntos constituem o funcionamento cerebral.

O hemisfério direito é responsável pela percepção, intuição, atividades espaciais, artísticas, musicais e criatividade, também é responsável pelas emoções vividas pelo sujeito,  enquanto que o esquerdo é responsável pela parte analítica e racional do individuo.

O conceito de inteligência é muito diversificado, existe várias e diferentes interpretações, mas o mais conhecido está relacionado com a capacidade de aprender. Uma das teorias enfatiza um ajustamento ou uma adaptação do individuo ao meio que está inserido.

O que mais chama atenção é a diversidade de atitudes que o homem desenvolve durante a vida, ele se ajusta, se adapta, transforma, recicla e modifica comportamentos. Sua inteligência está diretamente interligada com as sua emoções;  é a comunicação estre os dois hemisférios,  que podem ser positivas ou negativas. Fica sempre mais fácil aprender quando a criança possui uma autoestima ajustada, sente-se integrante e segura do processo, chega até mesmo  interferir no mesmo. Enquanto a criança que tem baixa auto estima fica muitas vezes impossibilitada de agir e modificar o que não está bom, isto mostra como as emoções são importantes no processo da aprendizagem. porque: a criança entende que não consegue modificar nem interagir com os novos conhecimentos.

Podemos falar muito sobre o processo da aprendizagem se olharmos de pontos diferentes, as interpretações são múltiplas, mas nesse momento quero que os Pais, Professores, Amigos entendam que a criança quando não consegue aprender existe alguma coisa impossibilitando a ação, não é porque ela é manhosa, preguiçosa, distraída, desinteressada. Tudo tem haver com o bom funcionamento do processo cerebral e da boa inter- relação entre os hemisférios cerebrais, fora os conceitos e valores adquiridos durante sua vida.

Clélia Marilia - Psicóloga e Psicopedagoga.

Junho de 2014


 
 
Esse modelo de esquema demonstra como funciona a aprendizagem. O processo cognitivo, interpessoal e intrapessoal estão interligados e um interfere no outro quanto a aprendizagem. Esse esquema eu encontrei na internet, achei pertinente porquê  representa muito bem o que entendo como aprendizagem. Apropriei a ideia para melhor esclarecer o que tinha em mente  
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores