A família é a base de todo e qualquer relacionamento, é a nossa estrutura o nosso alicerce. É na família que aprendemos valores e estabelecemos nossos conceitos.
Juntos podemos ser quem somos, podemos ser autênticos, mesmo por que cada um da família conhece o outro nos seus defeitos e nas suas qualidades. Somos todos aprendizes de um mesmo contexto.
Podemos agir conforme aquilo que acreditamos, somos aceitos ou não conforme aquilo que fazemos e falamos. Isto não significa que toda família é perfeita, que não existem problemas, muito pelo contrário é na família que fazemos os ajustes pessoais e sociais. Aprendemos lidar com os nossos sentimentos, entendemos e reconhecemos nossas sensações.
Os desentendimentos acontecem diariamente, em algumas famílias isto é mais constante do que em outras, mas sempre existem os desentendimentos. Está é a possibilidade que temos de rever nossos conceitos, nossos valores, nossas atitudes, nossas ideias e pensamentos. É quando aprendemos a lidar com os nossos sentimentos, onde a raiva, o ódio, se confundem com o amor e amizade que existe entre os membros de uma mesma família.
Um exemplo típico do que estou falando é quando um membro da família diz: eu posso falar mal dele, você não. Não admito que o outra pessoa que não seja EU, venha falar mal do meu irmão, irmã, mãe, pai, tio, tia, primos e assim por diante. Eu posso, mas o outro não, isto porque me dou o direito de defende-lo mesmo que não concorde com a sua atitude, com o seu jeito de ser e agir, porque o conheço na sua integridade somos frutos da mesma árvore.
Vocês podem achar que estou exagerando, que não é bem assim, mas pode ficar cientes que as coisas acontecem mesmo assim.
Por isso acredito que a FAMILIA é a sociedade mais importante e fidedigna a qual pertencemos. É o nosso princípio maior, nossa fonte de rebeldia X alegria e prazer. É o tudo e o nada ao mesmo tempo. Sem ELA nos sentimos órfãos, sem rumo, sem alinhamento. Precisamos da família como um referencial, uma base, uma estrutura. É a fonte mais real e verdadeira do AMOR, aquele que pode e deve colocar limites que servem para nos orientar e nos dar parâmetros.
É o amor que nos protege, que nos acolhe e nos aconchega nos melhores e piores momentos.
Clélia Marilia - Psicóloga e Psicopedagoga.
Seja bem vindo! Deixe seu comentário e se gostou dos artigos publicados, divulgue este Blog!
Quem sou eu
- Clélia Marilia Heusser Azeredo
- Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você que é um profissional atualizado e trabalha com avaliação Psicológica, Psicopedagógica, Neuropsicológica, não pode perder está oportu...
Seguidores
-
A vida é uma roda viva, um dia estamos bem outros não, as coisas e acontecimentos estão sempre mudando de lugar. ...
-
Estou adicionando este texto escrito pela minha irmã do coração, amiga profissional, achei excelente e pertinente. Espero que todos vocês go...
-
A nossa criança interior tem uma importância fundamental na nossa vida. Dependendo de como ela foi registrada por cada um de nós, vai de a...

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.