Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Educação mais eficiente se faz com amor

• Tudo na vida tem uma razão de ser, os "defeitos" foram feitos para corrigirmos, as "qualidades" para preservarmos, qual seria a graça de vivermos sem aprender, fazer e refazer. O nosso crescimento é proporcional ao nosso investimento em aquilo que acreditamos e damos valor...


                         Quando se pensa em família, se pensa em filhos..., achamos que estamos prontos e preparados para exercer EDUCAÇÃO. Nem sempre é o que acontece, ficamos enrolados e perdidos quando a criança apronta.

                             Toda criança tem o espírito da curiosidade, quer experimentar coisas novas e diferentes, gosta de explorar o ambiente, gosta de usar sua criatividade, brinca com coisas sérias, não tem noção da responsabilidade. Eu considero normal estas atitudes, não que eu as aprove mas, como sabemos, elas fazem parte do seu aprendizado. Nem sempre as atitudes das crianças dão bons resultados e, o que normalmente acontece é a repreensão dos Pais e Educadores.

             Acredito que é muito importante repreender, mostrar que aquilo que ela esta fazendo não é certo e que tem resultados negativos. Existe formas e formas de exercer o Educar, podemos fazê-lo de forma positiva, evitando que a criança registre que seu comportamento de explorar, criar e acreditar que pode, seja errado, carregando para uma vida certos sentimentos de inadequação, deixando de explorar sua capacidade.

                 Quando o Educador mostra para criança que tudo que ela faz é errado, que ela é impulsiva, não respeita o que as pessoas falam e exigem, ultrapassa as regras, “ele” em outras palavras passa a mensagem que ela é inadequada, incapaz, preguiçosa (não estuda)...
São mensagens negativas que entram no inconsciente da criança como: “ Minha mãe (pai/professor) não gosta de mim (a criança se auto-refere) , e não eles não gostam do meu comportamento, a minha atitude é que está errada”.

         Toda criança que só recebe repreensão, nunca um elogio, vira um adulto inseguro, ou manipulador, com baixa auto estima, repetindo futuramente o comportamento dos Pais como educadores de geração para geração, porque foi assim que aprenderam.

Entendo que uma forma positiva de educar seja:

1º) Antes de repreender de forma negativa (gritando/batendo/xingando/descontando seu desapontamento/ sua raiva ) procure entender o que está acontecendo, porque a criança fez o que não devia.

2º) Procure mostrar para criança que você não gostou do que ela fez;

3º) Mostre também para criança o que a atitude dela acarreta, quais as consequências do seu comportamento ( ensine responsabilidade);

4º) Aí depois de entender, conversar, se achar que o comportamento dela merece um castigo, seja razoável e não desconte suas frustrações neste castigo.
 
O que normalmente acontece é a familia educar mais em cima do CASTIGO DO QUE ELOGIOS, tente mudar, faça diferente que você vai perceber que é muito melhor e o resultado é mais gratificante.

É muito mais fácil trabalhar em cima de ELOGIOS DO QUE CASTIGOS, toda criança espera que os pais elogiem seu comportamento quando correto. Ficam frustradas e com raiva quando os pais acham que elas não fizeram nada além da obrigação, porque se esforçaram para agradar os pais e a si mesmo.

cmha/ agosto 2012


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores