Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

sábado, 18 de agosto de 2012

DESEJOS DO NOSSO EU ( continuação)




           O desejo (querer) tem raízes nos impulsos mais primitivos, está relacionado com a vontade( escolher )da pessoa e seu comportamento adquirido. Como por exemplo, a vontade de comer, de sexo, de dormir. Pessoas dominadas pelos impulsos primitivos fazem uso do racional para suprir suas necessidades básicas.

           Existem também outros tipos de desejos relacionados com a conquista pessoal envolvendo honra, prestígio, poder, fama... Estes tipos de desejos estão diretamente relacionados com escolhas conscientes onde o principal objetivo é sentir-se gratificado e está diretamente ligado ao conceito de Status.

          Por fim podemos encontrar o desejo dirigido a vontade de gratificar o intelecto, sabedoria, conhecimento e obtenção de respostas para seus questionamentos intelectuais.

          O desejo primitivo envolve respostas rápidas, satisfações momentâneas. O desejo relacionado às conquistas pessoais, de sentimentos, valores, ideias, pensamentos, ideais, estão diretamente ligadas ao coração/ sentimentos, a felicidade, mesmo sendo este um conceito diferente de pessoa para pessoa.

           Podemos entender que os desejos estão ligados ao prazer, enquanto a necessidade está ligada a motivação de evitar a dor. Necessidades e desejos são forças motivadoras do comportamento do homem e dos animais, sendo que os desejos direcionados aos sentimentos pertencem exclusivamente ao ser humano.

            Vontade é preciso que ela esteja presente para impulsionar o homem a fazer escolhas e iniciar uma ação, ela está diretamente relacionada a motivação.


             "O MUNDO é um palco" sendo seu personagem principal o "EU" cheio de  desejo .... vontade.... necessidade....  motivação e satisfação ,  que são ao meu ver a mola mestra de todos comportamentos e atitudes que o homem apresenta em vida, são suas melhores atuações.



O maior e mais importante “desejo” do ser humano está diretamente relacionado a “felicidade sem fim”,todos nós queremos e precisamos ser felizes, faz  parte da nossa essência como seres humanos, partindo do princípio que podemos pensar, usar o raciocínio, adquirir conhecimento e transportar e transformar tudo que queremos a nosso favor para chegarmos a plenitude da ação. (alegria/cores vibrantes/ )é o prazer da alma.



cmha/agosto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores