Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 1 de outubro de 2013


 
*       COMPORTAMENTO:
As emoções e os relacionamentos


As emoções é que determinam o tipo de relacionamentos que vamos ter. Elas constituem algumas das experiências mais fundamentais do nosso EU, formam a base e a estrutura dos relacionamentos, que estão vinculados a nossa perceção.

 A forma de perceber é que vai dimensionar as nossas atitudes, vai dar qualidade a nossa comunicação. (positiva ou negativa) favorecer ou não os relacionamentos. Qualquer tipo de relacionamento está interligado aos sentimentos, desde o mais simples até o mais complexo.  As emoções norteiam nossas atitudes e dão a dimensão das nossas reações.

Funcionam como termômetros. Vão desde abaixo dos 36 graus até acima dos 40 graus. Isto significa que quando não prestamos atenção no outro, não formarmos vínculos, não estamos nem aí para o comportamento ou atitude dele, não nos importamos com ele, tanto faz como tanto fez, esta atitude eu considero que estamos abaixo dos 36 graus, muito distante, sem interesse, frio.

Quando somos impulsivos, sensiveis, agitados, e nos envolvemos muito com os problemas das outras pessoas, estamos agindo com o coração (sentimento), não paramos para pensar, raciocinar, temos atitudes que não condizem com o momento e comportamentos inesperados. Aí posso dizer que estamos com o termometro marcando acima de 40 graus, muito quente.

Não podemos esquecer que cada pessoa tem suas particularidades, seus defeitos e qualidades, seus problemas. Sem contar que hoje em dia, tudo está muito diferente, a sociedade mudou e muito, está em constante transformação, é mais exigente, está mais tensa, agressiva e competitiva.

 Estes fatores mexem com os sentimentos, com as sensações, com as emoções, se transformam em insegurança, medos, incertezas, insatisfações, baixo nível de tolerância. Com tudo isso, as emoções ficaram mais fortes, intensas, desordenadas, mal colocadas. As pessoas não sabem mais como agir e reagir se perderam no referencial.

São vários os fatores no que interferem no significado que damos para cada coisa, acontecimento, atitude ou comportamento. A nossa interpretação sempre vai estar carregada de conteúdos pessoais. São os valores adquiridos durante uma vida, vinculados a nossa aprendizagem (social) e ao significado que damos para cada coisa (valor pessoal) que vão determinar a nossa ação, nosso jeito de ser e viver, podendo variar na intensidade segundo a nossa experiência e o nosso histórico de vida.

            Sempre vamos agir conforme o nosso julgamento e as nossas conclusões. Somos responsáveis pelos nossos comportamentos. Por isso é muito importante refletirmos sempre antes de q ualquer atitude.

“Entrar na alma do outro, é conseguir sentir como ele sente, pensar como ele pensa e julgar como ele julga. Prestar atenção nas suas ações e reações. Se conseguirmos agir desta maneira vamos conseguir melhorar nossas reações e teremos mais qualidade de vida.”

“O verdadeiro milagre da vida, não é voar pelos ares, andar sobre as águas, é caminhar no chão”.    Lin Tsi

 
Cmha / outubro 2013

 

 

 

 

 

 

 

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores