Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Reflexões...


 

Reflexões...
Alegria... Alegria... Feriado de carnaval, comemoração que teve origem na Grécia antiga meados de 600 a 520 A.C com objetivo de homenagear os Deuses em agradecimento a boa colheita pela sua fertilidade e produção.
Muito antigamente as festas do carnaval eram marcadas por grandes comemorações, onde se comia e bebia exageradamente e se participava de alegres celebrações em busca de incessantes prazeres.
Com o tempo os objetivos foram mudando, assim como as celebrações, no tempo da escravidão a comemoração durava  sete (7) dias, os escravos tinham liberdade para se divertirem, suas atividades eram suspensas. As evidências morais eram relaxadas. Nestas festas as pessoas trocavam presentes, era uma festa grande festa popular, que na Grécia se incorporava ao baile de mascaras.
Houve um período em que a igreja também se orientava pela festas do carnaval para demarcar a quaresma (40 dias de jejum), período  de privações que começou no sec. XI, com a implantação da Semana Santa pela igreja católica, como ainda acontece atualmente, que um período de reclusão, de renovação espiritual.
Muitas pessoas celebram a vida dentro das festividades carnavalescas, períodos do carnaval que celebra as festividades relacionadas com os deleites e prazeres da carne, enquanto outras pessoas recriminam as mesmas festividades pelos mesmos motivos... (visões e valores diferentes)
Tudo neste período é muito intenso, é quando as pessoas se doam, interagem, se relacionam, enquanto outras se fecham, se isolam, fazem retiro espiritual, tudo com o mesmo objetivo, celebrarem a VIDA. Não é necessário esperar o carnaval para podermos nos soltar e sermos felizes. A felicidade cabe na vida das pessoas todos os dias.
Mas... O carnaval é a expressão máxima da alegria, é uma grande celebração, pena que às vezes as pessoas se perdem no objetivo, exageram de tal maneira que desrespeitam aquilo que está sendo homenageado, a alegria do estar vivo.
A alegria cabe na vida das pessoas todos os dias, todas as horas, precisamos nos sentir felizes para darmos vazão aos nossos sentimentos... Para realizarmos coisas diferentes... Para nos sentirmos inteiros e verdadeiros.
Não existem só alguns dias para darmos vazão aos sentimentos de alegria, mas, uma vida inteira... Pensa nisso e seja muito, mas muito feliz todos os dias. Solte a sua criança interior, brinque, sinta-se  muito bem...
 
cmha/ fevereiro 2013
 
                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores