Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013


No mundo da lua...

Titulo muito sugestivo, lembra pessoas que estão sempre fora do foco, tem uma grande dificuldade de manter atenção, concentração. São pessoas borboletas ou beija flores, sempre voando de flor em flor.
São pessoas que nunca estão totalmente presentes no que estão fazendo, independente da ação. Na maioria das vezes são pessoas inquietas, desassossegadas, detestam coisas monótonas e repetitivas.  Essas pessoas podem passar uma vida inteira com estes sintomas sem se darem conta que são portadores da TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Esse transtorno se torna decididamente um transtorno que precisa ser diagnosticado e tratado. Trás muita ansiedade e angustia para os portadores destes sintomas. Normalmente quem diagnostica é o médico e o psicólogo.
A criança que apresenta o “sintoma - TDA” tem grande dificuldade de concentração, conseqüentemente não se desenvolve muito bem na escola.

·         Não consegue ficar sentada por muito tempo, está sempre circulando, mexendo com os amiguinhos;

·         Tem uma incrível dificuldade de seguir instruções até o fim, ou terminar as tarefas;

·         Não escuta o que o outro está falando porque faz duas ou três coisas ao mesmo tempo, sua atenção é diversificada.  O marido não consegue prestar atenção no que a esposa está contando ou falando, sua atenção está divida, direcionada para  várias coisas diferentes;

·         A criança consegue perder os materiais para realizar as tarefas;

·         Não prestam atenção no que estão fazendo, literalmente estão NO MUNDO DA LUA.
 
Quando além do Déficit de Atenção tem também hiperatividade as coisas ficam ainda mais difíceis. Elas são:


·         Mais agitadas, inquietas e irrequietas, se mexem o tempo todo no berço, na  cadeira;

·         Não conseguem permanecer sentadas por muito tempo;

·         Gostam de correr e escalar as coisas o tempo todo;

·         Não conseguem brincar normalmente com outras crianças, está o tempo todo querendo trocar de atividade;

·         Parece ser “elétrico” e ligado na tomada, a “mil por hora”;

·         Costumam responder as perguntas mesmo antes de elas serem concluídas;

·         Interrompem as pessoas o tempo todo se intromete na conversa dos outros sem serem chamados;

O mais importante é conseguir perceber e diagnosticar que existe alguma coisa diferente com seu filho, aluno, visinho, amigo....
Este tipo de comportamento pode ser diagnosticado desde a mais tenra idade, ( sono agitado, choro fácil, intensa movimentação) Os pais conseguem perceber a criança mais agitada, não para, está sempre se mexendo, chorando, chamando atenção é uma criança que apresenta  o sintoma de irritação com facilidade.

É complicado conviver com estes tipos de sintomas, as crianças ficam mais irritadas, mais agressivas. Por isso sempre que possível levar a um especialista que possa ajudar melhorar os sintomas e dar qualidade de vida para a criança e para a família.
Cmha/ fevereiro 2013

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores