Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013


 
Ø BRINCANDO E EDUCANDO
“A criança, é um ser em criação. Cada ato é para ela uma ocasião de explorar e tomar posse de si mesma; ou, para melhor dizer, a cada extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com veemência, com fé: um jogo continuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante.”  (Montessori)
A criança é um ser essencialmente lúdico. Tudo para ela é motivo de brincar. O brinquedo faz parte da sua vida, do seu interesse pessoal, do seu desenvolvimento físico/motor, emocional, social e cognitivo.        

Brincando ela aprende relacionar-se, brincando ela aprende a raciocinar, brincando ela aprende a se conhecer, saber do que gosta e do que não gosta, do que consegue realizar.

É pulando, correndo, nadando, fazendo exercícios que estimulam o seu desenvolvimento físico que ela cresce.
É rasgando, desenhando, pintando, pegando as coisas, costurando, amassando, modelando que ela vai conseguir aprimorar sua coordenação e se preparar para alfabetização.

Seu mundo é fantástico cheio de imaginação, consegue entrar e sair das histórias, criar e recriar. Sua alma é livre de pré conceitos, brinca com qualquer criança, seja pobre, rica, branca, negra, não faz discriminação.

A criança precisa do brinquedo, do lúdico, mas nem sempre encontra isto em casa, seus pais na maioria das vezes estão cansados, preocupados, desgastados depois de um dia de trabalho.

O que geralmente acontece por falta de interação corpo a corpo, os pais compram brinquedos para substituir as faltas, brinquedos modernos, de alta tecnologia, achando que assim conseguem suprir o brincar.
Enganam-se quem pensa desta forma, a necessidade da criança é primitiva e primordial, precisa do contato, do interesse, da participação. Faz questão do prazer, relações que constituem a essência psicológica da criança.

Quem não se lembra das brincadeiras de roda, passa anel, pula corda, amarelinha, pula mula, bolinha de gude...
Quem não brincou de casinha, de escolinha, de  médico, de carrinho, de super heroi ...

Estas são algumas  das lembranças agradáveis que nos faz retornar a infância, onde tudo era possivel, onde a nossa fantasia rolava solta, onde tudo era alegria e o mundo era cor de rosa.

Dentro do histórico de cada um sempre existe boas recordações desta épocal. Foi brincando que crescemos e nos torna-mos responsáveis. A recreação, o brinquedo, os jogos e fantasia, são formas saudáveis de aprender. Para criança brincar é coisa séria, tão importante quanto seu alimento, seu descanso. É através das brincadeiras que ela se solta e trava conhecimento com o mundo.

SOLTE SUA CRIANÇA INTERIOR, seja mais feliz sem ser irresponsável.

 Cmha/ fevereiro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores