Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Trabalhando Valores

                 O valor que damos para cada coisa vai depender daquilo que acreditamos ser correto ou não.

             Durante toda a nossa vida nós registramos conceitos, valores e aprendemos o que precisamos Ser.

             Todo mundo sabe o que o outro precisa fazer para ser melhor aqui ou ali, gosta de orientar, determinar o que é certo ou errado. É claro...

            É mais fácil ver o que o outro precisa e o que ele está fazendo, fica muito difícil nos avaliarmos e nos vermos, só conseguimos nos enxergar por inteiro quando estamos na frente do espelho... Mas, assim mesmo não totalmente por inteiro, a nossa visão é parcial.

             Se transportarmos isso para os sentimentos e sensações, vamos entender que eles são fortes e machucam quando não são compreendidos e avaliados. Muitas pessoas acham mais fácil não acreditar naquilo que sentem, fica melhor e mais claro aceitar as coisas quando elas não nos pertencem.
            
             Sempre encontramos soluções mirabolantes quando os problemas não são nossos, dizem que quem está de fora enxerga melhor... É isso mesmo, quando estamos envolvidos o sofrimento apaga as soluções. A dor impede que você enxergue saídas e se sinta feliz... Tudo fica mais difícil de resolver.

             É muito difícil se autoavaliar, entender que somos imperfeitos, que estamos aqui para aprender e refazer... Nem sempre conseguimos fazer isto sozinhos, precisamos do outro para nos ajudar.

            Os valores são conceitos pessoais, cada um sabe o que é mais ou menos importante para si mesmo. Mesmo que não consiga se AUTOVALORIZAR, é o que mais precisa. Somos movidos à motivação,a incentivo, gostamos e precisamos dos elogios, somos humanos.

            Mas, o que mais usamos  é a "critica", ela sai com mais facilidade, é claro!!!!!! É o que mais vivenciamos durante a vida, “ não faz isso menina... Você só faz coisas erradas...” e assim por diante.

            Este registro é muito forte, chega a modificar as nossas atitudes futuras, machuca, nos deixa acreditando que realmente somos erratas da vida e... Porque não dizer que repetimos sempre o mesmo comportamento por imitação, foi assim que aprendemos e vai ser assim que vai sair e acontecer se, não dermos conta do que estamos fazendo.

            Educar requer clareza de pensamentos e sentimentos, a criança vai repetir e adotar tudo o que ensinamos, só vai conseguir refazer alguma coisa quando sentir que aquilo a incomodou, interferiu muito no seu jeito de ser, aí... As coisas já  ficaram ruins, seu esforço vai ser muito maior para concertar.

Você é uma pessoa especial, que pode modificar seu comportamento quando achar que ele está lhe atrapalhando, são os ajustes  que viemos aprender a fazer... 

Cmha /setembro 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores