Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 18 de março de 2012

Filhos é coisa séria... II

                     Ser mãe ou ser pai não é nada fácil nos dias de hoje. Tudo muda em segundos, os valores sociais estão sempre em transformações.
                     Eu acredito que os valores básicos tem raizes,  estão estruturados dentro de cada um.
                     Os nossos pais e avós nos passaram conceitos e valores fundamentais para podermos conviver socialmente, como o RESPEITO que  acredito ser o mais importante em se tratando de relacionamentos.
                    É um valor que deve ser estabelecido de forma horizontal e não vertical. Não é eu mando e você obedece..., o que eu digo é lei..., você não sabe de nada..., e muitas outras frases que estão no vocabulário de muitas pessoas. Este tipo de vocabulário ao meu ver pertencem as pessoas inseguras, que não sabem valorizar as mudanças, teem medo do desconhecido.
                   Sei que muitos podem não concordar com minha forma de pensar, mais é importante saber se colocar, conversar, estabelecer o que é certo ou errado para cada pessoa e não generalizar, o que se aplica a um filho não serve para o outro, são pessoas diferentes, que percebem de modo diferente e suas interpretações também são diferentes. A forma de cada um é única...
                   Os conceitos e valores são mutáveis e variam de família para família, de região para região, de país para país. Pensando desta maneira temos que saber o que nos pertence e o que acreditamos, o que para cada um tem seu valor...  Quando os pais não sabem definir claramente o que acreditam, o que valorizam dentro do contexto familiar, não conseguem transmitir para os filhos segurança. Antes de qualquer coisa é importante que os pais definam entre eles seus próprios valores, porque só vão conseguir trasmitir e exigir dos filhos aquilo que lhes pertence, não dá para exigir algo e fazer diferente.
                  Fazer   "EDUCAÇÃO"  é coisa séria, exige de todos nós disciplina e persistência, e o mais importante EXEMPLO, não dá para exigir aquilo que não temos e não somos, só conseguimos passar algo consistente se temos estabelecido dentro dos nossos valores e do nosso jeito de ser. Não conseguimos exigir e passar  para os nossos filhos o que não nos pertece, saí falso e não verdadeiro.

cmha/19/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores