Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 5 de março de 2012

“Cuide-se”
O equilíbrio entre corpo mente e alma é uma responsabilidade de cada um de nós em relação o nosso templo. O corpo é o templo do espírito e por isso merece todo o nosso carinho e respeito.

É preciso olhar além do que se enxerga... A natureza vive em constante harmonia e assim devemos fazer com nosso templo.

Hoje vivemos em um tempo de constantes exigências, no trabalho, na família, no relacionamento, em relação ao corpo, mente etc. e diante desse cotidiano esquecemos olhar para a pessoa mais importante desse cenário, nós mesmos.

 Esquecemos-nos de olhar para o nosso interior, isto é, deixamos de nos conhecer, e, com isso, também, deixamos de cuidar de nossa saúde, integralmente.


O corpo costuma dar dicas de quando alguma coisa não está funcionando conforme deveria. Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo.


Somos nós que atraímos as situações boas ou más para nossas vidas pelos nossos pensamentos, por isso o equilíbrio da mente e da nossa alma.


O autoconhecimento, a terapia nos faz ter consciência dos nossos limites e nos esclarece acerca do nosso projeto de vida, de nossas metas, compreendendo as nossas angústias e ansiedades.


O que todo ser humano almeja felicidade, realizações, saúde, amor, coisas boas, então porque cultiva pensamentos e sentimentos ruins, como o medo, a angustia, a raiva, a frustração, isso com o tempo se transformam em doenças, como gastrite, câncer, dor de garganta, desequilibrando nosso templo.


É preciso restabelecer a harmonia entre o corpo, a mente e a alma. O Homem é um ser complexo. A mente é capaz de elaborar processos dinâmicos que influenciam a saúde, preservando-a ou agredindo-a, de igual maneira...


Diante da dor e das dificuldades devemos observar melhor os fatos, ex. uma formiga passando por traz de uma lâmpada, se torna um monstro na parede, as sombras nos deixam com medo.


Na impulsividade agimos assim diante de um problema... Nessas horas precisamos nos acalmar refletir e com calma avaliar a melhor solução. Dar a dor e as dificuldades, o seu tamanho real, toda vez que enxergarmos ou os fixarmos em algum problema, dá um aumento desproporcional a sua dimensão e os efeitos sobre nós.


Na luta contra as próprias imperfeições é comum pensar em desistir, afinal é mais fácil, do que melhorar ou corrigir alguma atitude ou repensar valores. A mente cria algumas teorias fantasiosas que atrapalham o corpo. É necessário separar o que é real do que é fantasioso.


Tanto a enfermidade quanto a saúde se originam a mente e da vida que levamos “somos o que pensamos” se insistimos em pensar no mal e nas dificuldades e nas doenças vamos atrair estes males para nós...


O Coração bate sem ser provocado, os pulmões fazem as trocas gasosas mesmo quando o corpo está dormindo, o sangue circula impulsionado pelos vasos capilares alimentando todas as células. O estomago digere, o intestino absorve, as glândulas trabalham sem greves, a pele defende o corpo das agressões externas, as unhas protegem os dedos, as sobrancelhas canalizam o suor da testa, drenando-o para os lados do rosto e protegendo os olhos da ação do sal expelido pelo suor, ao mesmo tempo do equilíbrio e beleza a face, o corpo trabalha sincronizado e com disciplina.


Devemos ter a mesma disciplina com nosso desenvolvimento espiritual, intelectual, profissional, social, afetivo,... Tudo com disciplina e sincronia, trabalhe sem reclamar, faça sempre mais do que os outros esperam de você e faça de tal forma que sua presença se torne agradável pelo equilíbrio, paz, alegria e luz por onde você estiver ou passar.


A cura depende da condição de quem a busca e não da riqueza da fonte é preciso ter fé e esperança, você pode ser o remédio para você e para o próximo, o remédio esta no amor, na esperança, na fé e no merecimento. Remédio analgésico para quem se sente angustiado é ouvindo-o e dando uma palavra de consolo, ou até mesmo um abraço carinhoso, se conselho pode iluminar os pensamentos nunca se queixe de não ter o que fazer, se você aceitar ser aquilo que o pai planejou pra sua vida jamais estará desempregado!


Não podemos tratar apenas a gastrite com antiácido, devemos tratar também a causa, o sentimento ruim destrói o corpo o estomago não consegue digerir as dificuldades e os sentimentos sozinho, precisa da ajuda da alma e da mente.


Ao levantar pela manhã comece o dia agradecendo a Deus pelo retorno da consciência para prosseguir no grande trabalho e na missão de sua vida. Respire e inspire lentamente e profundamente por sete vezes, depois se banhe e beba um copo de água em jejum e ao deitar-se agradeça por mais um dia de experiência, às vezes boas outras más...


A natureza é espelho de Deus que nos oferece sempre o que precisamos e não necessariamente o que queremos!






Cmha/março 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores