Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação

           A educação hoje em dia a meu ver está sendo dividida entre a "escola e a familia". Acho, que esta não é melhor forma de educar, porquê a responsabilidade da educação pertence aos pais, cabe a eles construirem os valores, aquilo que acham certo e o que acreditam.

           A criança precisa de conceitos bem estabelecidos, precisa saber o que deve ou não fazer, precisa de regras e limites bem estruturados.

       Quando se divide alguma coisa com alguém, nunca podemos ter certeza do que o outro pensa, como age, no que acredita, quais são as suas atitudes, qual vai ser a reação do outro perante determinados tipos de comportamentos.

        É muito fácil criticar, colocar o dedo no nariz do outro, achar ruim, falar mal, o DIFÍCIL é fazer, ser coerente, ser responsável, agir conforme acredita, sem se preocupar com que o outro vai pensar. Toda família precisa ter uma conduta coerente e a mesma quando se trata de educação, os pais precisam agir de comum acordo, não dá para uma achar que sim e o outro não, precisam chegar a um acordo comum.

         A escola tem o papel de ensinar conhecimento, não tem a obrigação de cultivar os valores familiares, mesmo porque as famílias são todas diferentes.

         O que a escola precisa ter são princípios próprios sobre educação, bons valores sociais que vão de encontro com os interessados dos pais. 

         Os pais precisam tomar consciência daquilo que lhes pertence, precisam saber que o caráter tem a sua formação no lar e, que a conduta dos pais são importantes modelos para a formação da conduta dos filhos. Não dá para exigir aquilo que não faz...

         Os filhos só perdem o rumo quando não são bem conduzidos, quando não têm alguém que se preoucupem com eles, que lhe deem atenção corrigindo o que não está certo, cobrando o que precisa ser cobrado, mostrando e delineando o melhor caminho a ser seguido, principalmente  os filhos precisam SABER QUE SÃO AMADOS E RESPEITADOS NA SUA CONDIÇÕ DE FILHOS.

Uma frase que eu li e achei muito pertinente é:

"Conhecimento passado sem amor e que não produz transformação não é sabedoria" 
cmha/outubro de 2011



     

Um comentário:

  1. Clélia,

    É isso aí , a educação vem do berço, a escola só completa e amplia esta educação.
    Adorei.

    beijos
    Ana

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores