Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 14 de junho de 2011

ADOLESCENTES...

Adolescentes...
Como definir...


Está é uma fase difícil de decifrar, muitos sonhos, muitas dúvidas, atitudes e comportamentos diferentes que às vezes chocam o adulto, e as pessoas que convivem com os adolescentes.


Eles estão em fase de transição, na cabeça deles tudo pode e tudo vale apena tudo precisa ser experimentado. Usam os sonhos e as fantasias para trabalhar sua realidade. A cabeça do adolescente tem horas que é confusa, tem vários pensamentos acontecendo ao mesmo tempo, idéias em cima de idéias, nem eles mesmos conseguem entender, mas tudo vale à pena.


Alguns são tímidos e introvertidos, preocupam-se muito com a imagem que estão passando; sem se darem conta do que acontece, não querem fazer feio, mas querem chamar a atenção, sem saber como.


Outros são mais extrovertidos, mais independentes, mais atirados, volúveis, um dia sabem o que querem e, em outro o que queriam antes não tem mais valor... Estão apenas experimentando, buscando coisas diferentes, procurando identidade.


Normalmente são contestadores, não querem fazer parte da maioria, do conceito social, querem criar novas normas e agirem conforme o que acreditam estar certos. Seus valores são sempre mais modernos e atuais que a dos pais/professores/velhos... Tudo é mais arcaico e antigo e fora do contexto.


São imaturos nas suas atitudes, não pensam nas conseqüências, são irresponsáveis, inconseqüentes; mas não de caso pensado, acreditam realmente que estão certos porque segundo seus valores, segundo aquilo que aprenderam estão agindo corretamente, é assim que eles pensam. Isto não significa que estão errados, suas idéias, seus pensamentos são bem atualizados e modernos, os jovens observam, analisam, tiram suas próprias conclusões São valores que podem ser aproveitados.


O importante é dar credibilidade ao jovem, ele faz parte do presente e do futuro, vai aplicar na vida tudo que aprendeu no passado, se foi desacreditado pode acontecer de tornar-se inseguro, medroso, impotente ou: arrogante e exagerado nas suas atitudes para mostrar que estava certo e enfrentar o outro.


Se receber apoio, orientação, sentir que é valorizado, vai se sentir mais importante, e agir com segurança, corretamente dentro do esperado pela sociedade, tudo é uma questão de troca.


Eu acredito no jovem. Para mim é a fase mais importante da vida, a fase da fantasia X realidade a busca da identidade, do acreditar que tudo vai dar certo, do acreditar no futuro, fase do investimento pessoal.
 Cmha/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores