Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A vida é feita de escolhas

As escolhas precisam ser feitas conforme o interesse pessoal, mas nem sempre isto pode acontecer, nem sempre o que queremos é o que podemos.

Ela é uma eterna busca, de conceitos, valores, idéias, sentimentos, parceiros...

Não é apenas isto, a pessoa nasce e aprende que tem que conquistar coisas para sobreviver, tem que estudar para ser alguém, tem que trabalhar para poder viver bem e saber escolher bem os parceiros para não sofrer nem se desiludir.

Sempre temos que... Estar fazendo alguma coisa por nós e para nós, a sociedade cobra resultados.

Para mim “tem que” gera obrigações.

Mas, será que é assim que as coisas funcionam?

Acredito que sim, mas pode fazer diferente, porque estamos aqui para aprender, melhorar e refazer. O mais importante é estar bem consigo mesmo, só assim poderá melhorar e crescer. O dinheiro é importante mas não é tudo, ajuda, mas não resolve. Tem coisas que não se compra com dinheiro.

Todos  podem e devem fazer boas escolhas, acredito estarem vinculadas as raízes e a nossa maneira de ser. Só vai  se sentir inteiro e feliz quando está fazendo aquilo que acredita e gosta e que faz parte do seu jeito de ser. Para que isso possa acontecer precisa passar por algumas etapas:

A primeira etapa é do autoconhecimento, precisa saber o que valoriza mais na vida, o que  é mais importante para você, depois precisa do conhecimento, sem conhecer não dá para escolher. Pode ir por tentativas e erros, mas é mais difícil, desgasta mais e nem sempre consegue chegar onde quer, fica frustrado e desanimado.

Quando  você não  é  feliz, cria vários problemas e conflitos que precisam ser resolvidos, nada o satisfaz, vira um  eterno insatisfeito, e não fica só por aí, precisa  achar culpados pelas decepções que sofreu, chegando até criar e desencadear doenças. Somatiza problemas, todas escolhas mal feitas geram insegurança, ansiedade, medos...

Antes que você entre nesta roda viva, procure entender que  precisa questionar, investigar, refletir, direcionar as idéias, os pensamentos, os sentimentos, para  não se iludir nem se enganar. Tudo na vida precisa ser escolhido com muita responsabilidade, cada ação tem uma reação.


Não dá para lamentar uma ilusão perdida, uma escolha mal feita, pois não haveria  o fruto se a flor não caísse.
Cmha/maio 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores