Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

RECONHECENDO E DIFERENCIANDO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA " DISLEXIA".
Muitos acham que a criança quando tem dificuldade de aprender ler e escrever, está apresentando um problema de dislexia. É muito primitivo pensar desta forma, existem vários fatores que interferem no processo da aprendizagem, não só a DISLEXIA.
A criança pode ser ansiosa, distraída, lenta, hiperativa... E apresentar uma dificuldade de aprendizagem, mas não ser disléxica. Ela também pode apresentar uma disfunção emocional que vai interferir no processo e também não ser disléxica.
Muitos fatores podem interferir no processo de aprendizagem, por isso é muito irresponsável dizer que a criança é disléxica sem passar por avaliação de profissionais especializados que possam atestar esta disfunção.
A dislexia é acarretada por um distúrbio ou perturbação de origem neurológica e não envolve apenas um problema de aprendizagem, ela é hereditária, interfere no processo de alfabetização de forma significativa.
Não dá para confundir DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM que é decorrente de várias situações, tais como: hiperatividade, depressão, distúrbio emocional, baixa auto estima, ansiedade e outras, com DISLEXIA.
A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, pode acontecer só na primeira fase, sendo uma característica do período ou fase de adaptação, em quanto que a DISLEXIA, é um distúrbio neurológico que ocorre e acontece também na fase adulta.
No primeiro caso, a criança consegue superar os problemas de aprendizagem com profissionais especializados, enquanto que o DISLEXICO continua ser disléxico pela vida a fora, tem que aprender conviver com o problema.
Quando perceber que a criança está com dificuldade de aprendizagem, procure profissionais que possam lhe ajudar detectar o que está acontecendo neste momento, não saia por aí dizendo que a criança é disléxica, você pode criar um sintoma para o resto da vida.
Na hora de fazer o diagnóstico sobre dislexia é preciso prestar muita atenção e ser bem criterioso, porque existem vários fatores que interferem na síndrome- “DISLEXIA”.
Sinais de dislexia:

1. A criança disléxica demora mais para aprender a ler, apresenta dificuldade em identificar palavras e associa-las ao seu sentido. Sua leitura em voz alta costuma ser menos fluente do que das outras crianças.
2. A dislexia é uma perturbação ou transtorno ao nível de leitura. A criança disléxica é um mau leitor: é capaz de ler, mas não é capaz de entender eficientemente o que lê.
3. O que nos chama atenção, à primeira vista, é que uma criança disléxica é inteligente, habilidosa em tarefas manuais, mas persiste um quadro de dificuldade de leitura da educação infantil à educação superior.
4. Muitas vezes, para o disléxico, ocorrem também alguns problemas e ou dificuldades com a matemática, porque, para que ele tenha a devida compreensão, é necessário que ele consiga ler e entender o que o enunciado esta solicitando, desencadeando também a discalculia ( dificuldade de calcular).
O fator hereditário é uma característica que pode AJUDAR a detectar se a criança tem tendências disléxicas ou não. Basta saber se na família existe alguém canhoto, se sofre ou sofreu algum tipo de convulsão, se tem algum disléxico, estes fatores são indícios de alterações neurológicas. Pode acontecer também da criança disléxica apresentar alterações psicomotoras e de linguagem.
Todos estes fatores interferem de maneira significativa no conceito que a criança faz de si mesma, desencadeando problemas emocionais de autoestima, desencadeando ansiedade, angustia e neuroses.
Estes acontecimentos vão de alguma forma interferir no processo de aprendizagem, alterando o nível de concentração da criança. Ela fica mais ansiosa não consegue ter uma concentração ideal para a aprendizagem, se desliga com facilidade.
O tema DISLEXIA é muito extenso, vão aqui algumas dicas, mas, sempre que for fazer um julgamento, preste muita atenção para não prejudicar ao invés de ajudar.

Janeiro/2016












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores