Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

domingo, 23 de dezembro de 2012


O medo tem cor... II

Continuando o artigo anterior, pensando e refletindo, acredito que a cor do medo está sempre relacionada a cores escuras ou vibrantes. “ Não” possui grandes sintonias com as pessoas, cada um de forma diferente... Uns gostam, outros acham horríveis, outros não simpatizam, alguns tem aversão, gostam só de corres claras e outros são indiferentes...    Se observarmos na maioria das histórias e filmes o mal está relacionado com cores escuras, não necessariamente o preto,  pode ser a bruxa do mal com cores rubras,  vinho, vermelho, preto, marrom,  depende de cada personagem ou da imaginação das pessoas.
Muitos podem pensar... E daí...  
   
Eu acredito que as pessoas não convivem bem com os medos, eles interferem de maneira significativa na vida de cada um, atrapalham a convivência social, não permitindo relaxar e nem se sentirem à vontade em situações consideradas normais. Tanto que a “síndrome do pânico” é considerada uma doença da alma, onde as pessoas se sentem paralisadas, sem ação, com medo até de respirar. Tudo muito condicionado ao medo da MORTE, que de alguma forma está relacionada com a escuridão da alma, a perda da consciência, a loucura...

Sei que tudo isto está muito claro para as pessoas, o principal objetivo é descobrir como lidar com os medos. O que fazer quando eles aparecem, que atitude tomar,  como mudar a sua cor. O ser humano de uma forma geral é adepto ao controle, e quando isto não acontece ficam desesperados.  O primeiro passo é relaxar, (quase impossível), mas necessário, só assim você pode desenvolver melhor seu pensamento.  Aprender e entender seus sintomas, o porquê do medo, só assim você vai conseguir vencê-lo. Às vezes não conseguimos agir sozinhos, precisamos da ajuda de um profissional, dependendo o grau do seu MEDO.

Quando o medo está dentro da normalidade e do esperado, precisamos prestar muita atenção porque ele surgiu, o que desencadeou e de forma inteligente procurar enfrentá-lo. Sempre que conseguimos enfrentá-lo, nos saímos vitoriosos, acrescentamos mais confiança em nós mesmos. Agora é preciso ser mais realista, mais consciente, mais racional, para podermos lidar com os medos eminentes da nossa alma.

Sempre que enfrentamos o medo estamos de alguma forma mudando a cor do medo... Garanto-te que saber lidar com as coisas difíceis que nos rodeiam, sempre que conseguimos trabalhar nossos medos, estamos de alguma forma trabalhando nossos conteúdos internos seguindo rumo a individualização do EU/ amadurecimento pessoal.

Parece fácil falando desta forma, não se enganem, é uma batalha diária e normalmente esse  percurso não é feito sozinho, não que não possa, mas é muito mais difícil...
 

Cmha/dezembro 2012  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores