Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

sábado, 22 de dezembro de 2012





 

O medo tem cor... 
 
 É difícil de administrar, toma conta das nossas atitudes.
 
         Não faz muito tempo li uma frase que me fez refletir bastante, “... quando se vence o medo começa a sabedoria” B.Russel
 
       Entendo que o medo é um sentimento poderoso e destruidor, faz com que fiquemos paralisados e sem ação, toma conta dos nossos sentimentos, e destrói a nossa auto-imagem , paralisa nosso cérebro.
 
         Ele é um ladrão profissional... Ladrão das suas atitudes, ladrão dos seus sentimentos e sensações, faz com que você transpire descontroladamente  e sinta-se impotente diante de determinadas situações.
 
         Todos nós sentimos medos, não estamos imunes a esta emoção que é uma das mais comuns. A principal meta do medo é roubar a nossa coragem  e nos deixar sem ação. O medo é provavelmente a causa principal do potencial perdido, segundo B.Russel.
 
        Eu entendo o MEDO como um sentimento de “afastamento” envolve fuga do perigo. Muitos estudiosos acreditam que é o medo que movimenta o mundo, que faz você ir à busca de novas alternativas, novos caminhos...
       A situação essencial para o surgimento do medo é a PERCEPÇÃO de um objeto ou situação perigosa e ameaçadora que está interligada a uma situação de ausência de poder ou capacidade da pessoa de dominar a ameaça. O medo é uma reação primitiva e de auto proteção, faz com que todos seus sentidos fiquem em alerta.
 
       O medo é necessário dentro dos limites conscientes, mas quando vai além da nossa capacidade de auto preservação  torna-se um problema que precisa  ser resolvido, porque limita nossa ação, cria angustias e ansiedades, destrói a nossa auto imagem, nos torna impotentes perante situações de perigos eminentes roubando nossas idéias, pensamentos e atitudes.
 
      A coragem é antônimo do medo  e só pode ser estimulada quando você possui fortes sentimentos de valores estabelecidos durante sua vida,  quando você acredita no seu poder interior, consegue manter um diálogo entre o medo e a coragem. Todos os sentimentos estão interligados, normalmente estão em polaridades, por ex  medo/coragem, amor/ódio , tristeza/alegria...
     Por isso não podemos desconsiderá-lo, ele faz parte da nossa essência, mas também não incentivá-lo,  tudo precisa acontecer dentro bom senso, com sabedoria, só assim podemos desafiar nossas metas e obstáculos ...
 
Vencendo-os!!!!!!!!!
 
cmha/dezembro de 2012
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores