Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Trabalhando valores:

·        Para que servem os Valores?

Refletindo sobre eles entendo que existem como um referencial e são importantes, necessários para a conduta do “SER” humano.

Cada grupo, cada sociedade, cada cultura possuem seus valores, alguns são universais, outros são estipulados de acordo com a cultura.

Estamos todos vinculados aos valores sociais, eles estabelecem o que é mais correto e o que é necessário para o bom desenvolvimento dos relacionamentos.

Tem hora que achamos que eles são inconvenientes, que atrapalham e não deveriam existir.  Faz sentido..., porque sempre queremos fazer aquilo que acreditamos que gostamos e que achamos certo, principalmente os jovens. Nesta fase é muito difícil seguir regras, ter limites, se sentir presos a valores estipulado pelas outras pessoas. O jovem sempre acha que tem todas as respostas e que o mundo que o rodeia está errado, tudo mudou, a época é outra... Assim por diante.

Para os pais, às vezes é difícil educar em cima dos valores que receberam, tem hora que realmente acreditam que o mundo está diferente, que é preciso mudar e atualizar e ficam perdidos na hora de agir. Eu acredito que os valores são raízes que recebemos (herdamos) de nossos pais, por mais que a sociedade mude, “RESPEITO” é respeito em qualquer época ou momento.

Considero o “RESPEITO” um valor maior dentre outros, só poderemos nos valorizar se nos respeitarmos do mesmo jeito que respeitamos as pessoas com a qual convivemos, este valor não é unilateral.

O respeito dentro do meu conceito estabelece em cada pessoa um sentimento de segurança e uma boa autoestima, só assim podemos acreditar que temos direitos e deveres.

Um valor se liga ao outro como se fosse um telefone sem fio, se não entendemos a primeira mensagem não conseguimos transmiti-la corretamente e no final ela fica diferente, deslocada, estranha e inadequada.

Cmha/maio 2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores