Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reflexões sobre psicologia e espiritualidade - nº1

            Muitas pessoas podem achar que são dois temas distintos e separados, mas eu vejo como um todo, um tem haver com o outro. Não podemos separar o corpo da alma, faz parte da vida.

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento do ser humano, que considero como a ciência da alma, mesmo porque podemos entender que o homem é produto do conjunto corpo/mente/alma (espírito).
Já faz alguns anos que a Psicologia é vista de uma forma mais ampla e estudada além do físico.
          Em todos estes anos desde o aparecimento inicial do estudo da psicologia foram desenvolvidas várias teorias que vem sendo registradas dentro das suas respectivas escolas tais como: a teoria Comportamentalista o Behaviorismo, a Gestalt, a Psicanálise desenvolvida por Freud  a Psicologia Analítica desenvolvida por Jung...,  escolas que estudam as relações do ser humano com seu meio ambiente e com tudo que os cerca, procurando entender e investigar como percebem e que significado dão para as coisas que os rodeiam.
 

             Essa ciência vem se desenvolvendo gradativamente, avançando na descoberta dos fatores estruturais da psique.

             Hoje em dia temos novas escolas como: Psicologia Humanista e Psicologia Transpessoal.
 

             A Psicologia Transpessoal  procura entender o homem além do plano físico  em todas as dimensões, mesmo assim estamos muito longe de entender a natureza essencial da alma humana criada a imagem e semelhança de Deus.
 
           Acredito que somos pessoas especiais e que temos a responsabilidade de valorizar a nossa essência.
 
     Quando trabalhamos os nossos conteúdos conscientes temos que entender que ele também está carregado de conteúdos inconscientes; além do físico, são os arquétipos, conceitos herdados além vida, conteúdos frutos de uma vida consciente  que não cabem na nossa consciência e podem ser provenientes de outras vidas que não a atual, provenientes da memória perispiritual e o aprendizado do espírito. São conceitos, valores, idéias, comportamentos que herdamos de nossos antepassados e de uma cultura anterior a nossa. 
 
 Consigo entender que existe várias formas de interpretar espiritualidade. Vejo a palavra religião e a forma de interpretá-la como manipulação política religiosa. Entendo desta maneira porque observo que existe uma competição velada entre os diferentes grupos religiosos,todos acreditam que possuem a verdade.

E eu acho que realmente possuem a sua verdade, a sua interpretação, a sua forma de dar significado aquilo que entedem como certo.Uns acreditam que existe vida após a morte, outros acham que não, outros até entendem que só esta existência é muito pouco para tantos milênios de existência. É muito difícil estabelecer o certo e o errado, mas, o mais importante é acreditar numa força maior e universal,"DEUS".
 
 Espiritualidade entende-se como o envolvimento do homem com seus sentimentos mais profundos de amor e respeito. O acreditar em algo maior, em um Deus, para mim, vai alem do conceito de religião.  Envolve um sentimento puro de amor ao Si mesmo e ao próximo que não precisa exatamente estar vinculado a uma entidade religiosa.
 
A Psicologia precisa da espiritualidade, sendo que a “espiritualidade está vinculada a tudo que é de natureza subjetiva do ser humano no seu aspecto psíquico, não material, transcendentes às concepções físico energéticas, distanciado do causalismo  fisiológico,  muito embora interferindo nele” Adenáuer Novais.
 
Este é um assunto vasto, que não dá´para esgotar em apenas um texto, pretendo desenvolvê-lo em partes.

Obs: se você tem uma opinião formada e quer dividir comigo, sinta-se à vontade para comentar,com certeza vou ficar muito agradecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores