Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Emoções e relacionamentos


Existem muitas e diferentes maneiras de interpretar o mundo e as coisas que nos rodeiam.

Tudo depende dos estímulos físicos, do nosso conhecimento, da nossa vivência pessoal e social, da nossa história de vida, das nossas sensações, emoções, fantasias e imaginações.


São vários os fatores que interferem no significado que damos para cada coisa, acontecimento, atitude ou comportamento.


A nossa interpretação e nosso julgamento, sempre vai estar carregado de conteúdos pessoais.


São os valores que adquirimos durante a vida, vinculados a nossa aprendizagem (social) e ao significado que damos para cada coisa (valor pessoal), podendo variar na sua intensidade segundo a nossa experiência (emocional) e nosso histórico de vida, que vão determinar o comportamento de cada pessoa.


Não existe no universo duas pessoas iguais, que vivem, sentem, pensem da mesma forma. Somos todos diferentes.


Não existe o certo e o errado, existe o que acreditamos e estabelecemos como certo e errado, dentro dos padrões sociais de cada sociedade que estabelece suas regras.


A forma de perceber é que vai dimensionar o nosso comportamento, vai dar qualidade a nossa comunicação e favorecer ou não os relacionamentos.


As regras e os limites são importantes e necessários para o bom relacionamento humano.


Existe uma frase muito conhecida de todos:


“A primeira impressão é a que fica”


As primeiras IMPRESSÕES podem ser duradouras e determinar nosso comportamento com relação a outra pessoa, vamos agir conforme o nosso julgamento e as nossas conclusões.


Naturalmente, teremos a resposta do outro que pode ser positiva ou negativa conforme aquilo que percebeu, sentiu e aprendeu durante sua vida.


Nós funcionamos como um termômetro, registrando a intensidade das emoções e sentimentos, que podem ser fortes, fracos, próximos, distantes.


A forma como compreendemos e interpretamos as atitudes e os comportamentos das outras pessoas, vai dimensionar as nossas emoções e as nossas reações, que podem ser simples ou complexas, intensas ou passivas, agressivas, distantes ou ausentes.


A nossa resposta sempre vai depender daquilo que registramos e acreditamos como certo ou errado, bom ou ruim.



O mais importante é sabermos dimensionar os nossos sentimentos, agirmos com coerência e bom senso, buscarmos um equilibrio, só assim poderemos conviver com as pessoas de forma agradável sem grandes confusões.


Aprenda se conhecer e seja muito feliz nos seus relacionamentos.

Cmha/agosto 2011




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores