Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

terça-feira, 19 de maio de 2020




APROVEITE ESTE MOMENTO 

 E 

SOLTE SUA IMAGINAÇÃO 





O desenho é uma representação da alma, faz parte do processo inconsciente, é expressão dos nossos sentimentos e sensações, daquilo que acreditamos e desejamos. Todas as pessoas, conseguem desenhar, isto não significa que todos nós temos habilidades para tanto. Mas, o mais importante é que ao desenharmos, estamos de alguma forma retratando o nosso EU interior, aquilo que está precisando ser expresso.

É a forma mais primitiva de comunicação, uma linguagem que o homem cavernas já utilizava fazendo seus rabiscos. Um jeito especial de transmitir conhecimento. Desde primórdios o ser humano utilizava desenhos para passar ideias, pensamentos, sensações, enfim, para comunicar-se além de ser também uma atividade prazerosa.

Neste momento, é importante estimular na criança expressar de forma criativa seus sentimentos através da imaginação, colocando no papel o seu desenho.

Isto vai de alguma forma trabalhar internamente suas angustias e ansiedade nesta época de reclusão, confinamento, por motivo de pandemia.

Tudo precisa ser de forma espontânea e livre, sem pressão e recriminação. A criança precisa sentir-se acolhida, para poder colocar no papel aquilo que está vivendo, sentindo, observando e entendendo.

Não importa a maneira como a criança desenha, se é bonito ou feio, segundo aquilo que a sociedade avalia como certo, mas o que está sendo expresso, o que precisa vir a tona, o que a criança consegue e quer passar.

Tudo é muito louco e maravilhoso, o desenho é a expressão mais pura da alma humana. Podemos com um pequeno rabisco mostrar o que estamos sentindo e o que queremos que o outro saiba do que estamos pensando.

Clélia Marília Heusser Azeredo
Psicoterapeuta Junguiana & Psicopedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores