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Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Problemas escolares:

Não é raro as crianças apresentarem problemas na escola. Muitos desses problemas estão relacionados ao histórico de vida da criança, ao seu emocional e aos transtornos de aprendizagem.

Sempre que avaliarmos uma criança, precisamos ser criteriosos, não devemos fazê-lo de qualquer jeito, tudo que fica registrado no íntimo de cada um, é o que levamos como estigma durante a vida. Como por exemplo, meu filho é desligado, meu filho é rabugento, meu filho é inquieto, encrenqueiro, distraído... ou meu filho tem dislexia. Estes conceitos são valores que irão influenciar significativamente nas atitudes e comportamentos destas crianças futuramente.

Antes de fazermos uma avaliação precisamos observar a criança dentro do seu mundo, da sua vida pessoal e escolar. A criança é resultado de um contexto  bio-psico-social.

·         Tdah ( Distúrbio do déficit de atenção e hiperatividade)  se caracteriza por combinações de dois grupos de sintomas:

1-      Desatenção e dispersão.

2-      Hiperatividade e impulsividade.

Tdah é um transtorno muito estudado atualmente, o que antes era considerado preguiça, falta de vontade, hoje em dia está sendo muito pesquisados e estudados pelos médicos e psicólogos, professores e interessados.

Mesmo assim, ainda observo que às vezes estes conceitos são colocados para tudo, sem critérios sem avaliação, apenas porque a criança demonstra alguns sintomas. Não é bem assim que funciona, antes de darmos um diagnóstico precisamos constatar se de fato à criança apresenta sintomas do Tdah, que para ser considerado como distúrbio precisa ser verificado se a criança realmente apresenta um conjunto de sintomas  pertinentes ao distúrbio.

SINTOMAS DE DESATENÇÃO:

·         Prestar pouca atenção nos detalhes e cometer erros por falta de atenção;

·         Dificuldade de concentração, tanto nas tarefas escolares quanto em jogos e brincadeiras;

·         Não demonstrar foco, estar envolvidos com muitas coisas ao mesmo tempo;

·         Ter dificuldade para seguir instruções até o fim ou deixar tarefas e deveres sem terminar;

·         Dificuldade de se organizar para fazer algo ou planejar coisas com antecedência;

·         Relutância ou antipatia em relação a tarefas que exijam esforço mental por muito tempo, tais como estudo, leitura...

·         Perder objetos necessários para realizar as tarefas ou atividades do dia a dia;

·         Distrair-se com facilidade com coisas a sua volta ou mesmo com seus próprios pensamentos. “Sonhar acordado”.

·         Esquecer as coisas que deveriam fazer no dia a dia.

SINTOMAS DE HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE

·         Se mexer muito na cadeira, mexer os pés e as mãos quando sentados;

·         Não conseguir ficar sentado por muito tempo  na cadeira tanto em sala de aula, como em casa à mesa nas refeições ou em qualquer outro lugar;

·         Correr sempre ou escalar coisas em situações no qual isto  é inapropriado.

·         Não consegue  manter-se  por muito tempo em atividades de lazer;

·         Parece elétrico e a mil por hora;

·         Fala demais, geralmente sem pensar;

·         Responde perguntas mesmo antes de elas serem concluídas. Responde a pergunta sem ler até o final;

·         Não consegue aguardar a sua vez ( nos jogos, na sala de aula, na fila...)

·         Interromper os outros ou se meter nas conversas.

Estes sintomas são listados pelos critérios tradicionais, mas podem ocorrer outros sintomas em paralelo tais como:

·         Baixa autoestima;

·         Sonolência diurna;

·         Pavio curto;

·         Necessidade de ler mais de uma vez para poder fixar;

·         Dificuldade de levantar para começar o dia;

·         Adiantamento crônico das coisas;

·         Mudança de interesse o tempo todo ( falta foco )

·         Variações de humor constante.

O que observamos é que este tipo de distúrbio ocorre mais em meninos do que em meninas, mas não significa que não ocorra em meninas, é menos frequente.

Estes são apenas alguns pontos importantes para considerarmos se a criança tem ou não algum distúrbio, sem contar que precisamos acompanhar o processo evolutivo da criança para podermos fazer um  bom diagnóstico.

“Não rotule seu filho, isto vai prejudicar o conceito que ele vai fazer de si mesmo no futuro”.

Novembro/2014




 

 

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