Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

segunda-feira, 13 de maio de 2013


Casamento...

Por que terapia de casal?
A terapia de casal existe para trabalharmos o relacionamento entre eles. Quando os casais se desentendem, não conseguem ajustar-se, não percebem o que está atrapalhando no relacionamento, estão prestes a se separar normalmente procuram ajuda.

A terapia de casal é uma excelente reflexão sobre os motivos (causas) dos desentendimentos.  Não significa que você vai fazer terapia e vai ter que ficar com o parceiro (a) ou se separar,  mas é um descobrimento a dois e o resultado vai depender da decisão dos dois.
O terapeuta precisa ser imparcial, entender que não está tratando ele ou ela, mas o “ relacionamento no casamento”. O seu foco é diferente do foco de uma terapia individual, mas não significa que se for preciso vai fazer colocações pertinentes ao momento, reflexão adequada à situação em questão, vai trabalhar os valores do casal.

Quando você tem certeza que ama seu parceiro (a) é muito importante acreditar no relacionamento e se dar a oportunidade  de fazer uma terapia de casal para entender o que está acontecendo, o por que tanto desentendimento.
Os valores precisam ser ajustados e transformados. Não dá para estar casado (a) e agir como se fosse solteiro (a) com os seus valores individuais e achar que os valores do seu companheiro (a) não tem o mesmo valor que o seu, não dá para impor idéias e ideais. Tudo precisa ser construido junto... Tem horas que precisamos prestar mais atenção no outro (a) e lhe dar um voto de confiança, sem esquecer -se que foi você que o (a) escolheu. Por que antes tudo bem e agora não... 
O que percebo é que o jovem entra no casamento com a ilusão e a fantasia que tudo vai ser do seu jeito, e que quando um dos parceiros pensa diferente antes do casamento depois muda. Doce ilusão, ninguém muda ninguém se o outro não estiver de acordo. 
 
Ser feliz no casamento depende do casal, não só dele ou dela. A família é o bem maior que conquistamos na vida. Precisamos do outro para nos realizar. 

Um comentário:

  1. Ótimo artigo Clélia. Na relação a dois, a responsabilidade é de 50% para cada um, o que é importante definir o quanto por cento deste 50% cada um doa para a relação.

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores