Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Disciplina : Regras e limites


Educar é um ato de amor, precisamos ter muito carinho, afeto e atenção para com o outro, mas só isto não basta, educar também requer disciplina, organização.

A educação é fundamental na vida de cada um, precisamos do outro para crescer e aprender. Somos seres sociais, frutos de uma história, daquilo que vivemos e registramos como certo e errado, dos nossos valores pessoais e sociais.

A família é o núcleo principal e primeiro da aquisição desses valores. Os pais  sempre foram e serão   os melhores educadores, basta confiar nos seus princípios.

Hoje em dia, com as mudanças aceleradas, com os novos valores sociais, a família, principalmente a mulher (mãe) mudou, e muito,  o seu papel na história, agora  trabalhando fora  e ajudando no orçamento familiar, ficou com menos tempo disponível para educar os filhos.

Como conseqüência desta transformação social, surgiram novos problemas:  os medos, as dúvidas e inseguranças, como também um forte sentimento de culpa, que atrapalha consideravelmente na hora de estabelecer  regras e dar limites.

A imposição dos limites é garantia de uma educação que prepara seu filho para o bom desempenho nos relacionamentos, assim como a participação no processo de amadurecimento e aceitação da realidade social. 

As Regras e os Limites devem ser impostos, a criança precisa ter parâmetros do que pode ou não  fazer, elas estabelecem e caracterizam a base da boa disciplina.

As normas, precisam ser claras, para que as crianças possam entendê-las e obedecê-las.  Nunca dar dupla mensagem  “ hoje pode, amanha não” , precisam ser coerentes e verdadeiras. Voce só  vai conseguir estabelecer normas e limites se  acreditar o que impondo.

O pai, também hoje em dia, tem um papel mais ativo na educação dos filhos, divide com a esposa as responsabilidades da educação dos filhos, tem uma participação maior no lar, não é apenas provedor. Sendo que, as vezes ele precisa exercer uma dupla função, de pai e mãe.

Outro fato que hoje em dia acontece, é a participação dos avós na educação dos netos, podendo as vezes causar fortes interferências na educação da criança, criando graves situações e conflitos de gerações.

 A educação antiga era mais rígida, mais autentica, porque as mães estavam mais presentes no dia a dia da criança, não existia tanta interferência social no conteúdo da educação, isto não significa que era melhor, mas menos conflituosa. Existia o autoritarismo, a disciplina vertical, de cima para baixo, eu mando você obedece.  Este tipo de exigência também criou problemas e efeitos paralelos no processo de educação.

Por isso é importante que os pais exerçam sua autoridade natural sem autoritarismo e  estabeleçam as regras e os limites, para que a criança não se sinta confusa, sem saber como agir.

 Quando as normas e informações não são claras dão vasão ao aparecimento dos comportamentos inadequados, fazendo com que a criança,  aproveitando-se da situação,  faça manhas, birras  e manipulações com os adultos. Seja firme com carinho.

Quando a criança sente-se segura, amada, consegue entender e aceitar aquilo que lhe é imposto, de forma tranqüila e ajustada socialmente.
Isto faz com que ela preserve sua
 auto estima e se sinta respeitada. Os limites ajudam no desenvolvimento saudável da criança.
 
O importante não é a quantidade de tempo que vocês dispõem, mas a qualidade.
Quando estiverem  com os filhos estejam  por inteiro, deixe de lado seus problemas, interajam, se interessem e participem com carinho e muito amor desses momentos preciosos.

 

 

             

Cmha/novembro/2012
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.

          SIMBOLOS E ARQUETIPOS!           Falar de símbolos e arquétipos é falar do inconsciente coletivo, que Jung compara como o ar que r...

Seguidores