TEMPERAMENTOS...
São atitudes e formas de conduzir sua vida. Estão vinculados a sua personalidade, ao seu jeito de Ser, de entender e interpretar as coisas que lhe cercam. Podemos entender que suas crenças, suas habilidades, seus valores, estão inseridos na sua personalidade interferindo no seu temperamento.
Os temperamentos são nada mais que as suas reações emocionais perante os acontecimentos, provocando alterações de humores e comportamentos inesperados.
Existem muitos estudos a respeito dos temperamentos, os diferentes teóricos os classificam de várias maneiras diferentes. O que eu acho mais oportuno e mais fácil de absorver e registrar está diretamente relacionado com o jeito de ser de cada um.
Como por exemplo:
1) Temperamento Sanguineo – o que dá a entender, é que, a pessoa apresenta um jeito impulsivo e explosivo de ser (o sangue ferve). Mas... Ao mesmo tempo é uma pessoa expansiva e otimista, acredita na vida e vai em busca de novas e boas alternativas. Não tem medo de ariscar, vai a luta sempre que necessário.
2) Temperamento Fleumático - como o nome já diz a pessoa tem muita fleuma, muita calma é doce, sonhadora e pacífica. Mas... Ao mesmo tempo é uma pessoa presa aos hábitos, distante das paixões. Não costuma diversificar suas atitudes, gosta sempre das mesmas coisas, tem medo do desconhecido e das novidades não sabe o que fazer com elas. Suas reações são mais amenas...
3) Temperamento Colérico – é como o nome já denomina, com reações explosivas e abruptas (agressivo), é uma pessoa muito ambiciosa e dominadora, geralmente não mede consequências age primeiro para depois pensar. É uma pessoa com respostas na ponta da lingua, sempre pronta a debater e medir forças...
4) Temperamento Melancólico - que demonstra tristesa, solidão, com tendência a depressão e ao pessimismo, apresentando sentimentos de rancor e angustia é nervoso e excitável. Normalmente o melancólico é uma pessoa pessimista, não acredita no seu poder interior, sua auto estima é baixa.
Esta é uma forma de interpretar os temperamentos. Eles vão de alguma forma alterar as nossas atitudes e interferir nas respostas. Vão também passar imagens que por vezes não são totalmente verdadeiras. Por isso é importante prestarmos muita atenção nas nossas reações, elas expressam o que sentimos e como entendemos a vida.
Cmha / 01 de outubro 2012
Seja bem vindo! Deixe seu comentário e se gostou dos artigos publicados, divulgue este Blog!
Quem sou eu
- Clélia Marilia Heusser Azeredo
- Uma pessoa especial e abençoada, tenho uma familia maravilhosa que eu amo do fundo do meu coração. Faço o que gosto e acredito, gosto do que faço, sou muito feliz em poder compartilhar com as pessoas tudo aquilo que sei, meus valores, conceitos ideias e ideais. Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta Junguiana, Psicopedagoga, Orientadora profissional, interessada em divulgar idéias, trocar experiências profissionais, aprender e reciclar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você que é um profissional atualizado e trabalha com avaliação Psicológica, Psicopedagógica, Neuropsicológica, não pode perder está oportu...
Seguidores
-
A vida é uma roda viva, um dia estamos bem outros não, as coisas e acontecimentos estão sempre mudando de lugar. ...
-
Estou adicionando este texto escrito pela minha irmã do coração, amiga profissional, achei excelente e pertinente. Espero que todos vocês go...
-
A nossa criança interior tem uma importância fundamental na nossa vida. Dependendo de como ela foi registrada por cada um de nós, vai de a...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse sua opinião, ela será muito bem recebida! Estou aqui para receber opiniões, trocar informações, apredenr e reciclar.